Pesquisa
Acesso
Login:
Senha:


Fim do cinema (O)? Uma mídia em crise na era digital
Autor: André Gaudreault / Philippe Marion
Editora: Papirus Editora
Edição: 01
Área: Artes
Coleção: Campo imagético
Código: 9788544901809
ISBN: 978-85-449-0180-9
Lançamento: 11/04/2016
Ano 1ª Edição: 2016
Acabamento: Colado e costurado
Encadernação: Brochura
Nº Páginas: 208
Orelha: Sim
Público Alvo: Professores e estudantes de Cinema, cinéfilos.
Preço de Capa: R$ 68,90
Peso (Kilos): 0,3150

Sinopse

Submerso pela onda digital, que embaralha radicalmente as fronteiras entre os meios de comunicação - cinema, televisão, HQ, internet, celular etc. -, o cinema estaria morrendo: o calor do fotoquímico deu lugar à frieza do pixel e outras formas de espetáculos começaram a invadir, por meio de transmissões via satélite, as salas dedicadas à sétima arte. No entanto, o cinema continua por toda parte: inscreve-se em novos suportes e exibe-se em novas telas. O que se faz necessário perguntar é se um filme em DVD, a que se assiste em casa, ainda é cinema, e se as imagens codificadas da composição digital e da captura de movimento também pertencem ao cinematográfico.
Nesse livro, os autores interrogam os sobressaltos identitários que o cinema atravessa hoje e propõem chaves para entender o impacto do digital sobre o universo atual dos meios de comunicação. Estaríamos assistindo a um terceiro nascimento do cinema?

Sumário

PREÂMBULO

INTRODUÇÃO: O FIM DO CINEMA?

1. O CINEMA JÁ NÃO É O QUE COSTUMAVA SER...

2. A DIGITALIZAÇÃO GENERALIZADA DO CINEMA

3. PEQUENA FENOMENOLOGIA DO FÍLMICO "DIGITALIZADO"

4. DA FILMAGEM À RODAGEM: O EFEITO AUFHEBUNG

5. UM MEIO DE COMUNICAÇÃO SEMPRE NASCE DUAS VEZES...

6. AS NOVAS DECLINAÇÕES DA IMAGEM EM MOVIMENTO

7. A "ANIMAGEM" E A NOVA CULTURA VISUAL

CONCLUSÃO: UM MEIO DE COMUNICAÇÃO EM CRISE NA ERA DIGITAL

BIBLIOGRAFIA INDICATIVA

ÍNDICE

.