Pesquisa
Acesso
Login:
Senha:


Ensino de história e cidadania
Autor: Selva Guimarães
Editora: Papirus Editora
Edição: 01
Área: Educação
Coleção: Catálogo geral
Código: 9788544901816
ISBN: 978-85-449-0181-6
Lançamento: 20/04/2016
Ano 1ª Edição: 2016
Acabamento: Colado e costurado
Encadernação: Brochura
Nº Páginas: 336
Orelha: Sim
Público Alvo: Historiadores, professores e estudantes da área de história e demais interessados nessa temática.
Preço de Capa: R$ 69.90
Peso (Kilos): 0.39

Sinopse

O ensino de história nas escolas é considerado um valioso contributo para o aprendizado e o exercício da cidadania. Disso decorre o papel estratégico e formativo da história nos currículos escolares. Aí residem as disputas teóricas e políticas em torno de o que ensinar e para que ensinar história a crianças e jovens na educação básica obrigatória.
Essa coletânea reúne múltiplas vozes, de pesquisadores e educadores de diferentes gerações, da Europa (França, Portugal e Espanha) e da América Latina (Brasil, Chile, Argentina e México), que tratam de várias dimensões dessa problemática nos contextos de mudanças sociais, políticas, educacionais e culturais, vivenciadas por sociedades europeias e latino-americanas. O objetivo é que o livro possa dialogar com professores e profissionais da área, de modo que participem ativamente na promoção do acesso de todos os indivíduos aos direitos básicos de cidadania, educação escolar e aprendizagem.

Sumário

APRESENTAÇÃO

PARTE I - CIDADANIA, EDUCAÇÃO E HISTÓRIAS EM DEBATE

1. HISTÓRIA ESCOLAR, FORMAÇÃO DA CIDADANIA E PESQUISAS DIDÁTICAS
François Audigier

2. APRENDER A DITADURA BRASILEIRA DE 1964 A 1985 (ENSINO DE HISTÓRIA DEPOIS DA CASA DA MORTE)
Marcos Silva

3. ENSINAR HISTÓRIA: FORMAR CIDADÃOS NO BRASIL DEMOCRÁTICO
Selva Guimarães

4. NACIONALISMO NEOLIBERAL MEXICANO: FORMAÇÃO CIDADÃ E ENSINO DE HISTÓRIA NO MÉXICO CONTEMPORÂNEO
Sebastián Plá

5. A FORMAÇÃO CIDADÃ E OS DESAFIOS PARA O PROFESSOR NO CHILE ATUAL
Nelson Vasquez, Ricardo Iglesias e David Aceituno

6. FORMAR CIDADANIAS POR MEIO DO ENSINO DE HISTÓRIA NA ARGENTINA
Alicia Graciela Funes e Miguel Ángel Jara

7. OS ATORES INVISÍVEIS DA HISTÓRIA: UM ESTUDO DA HISTÓRIA ESCOLAR NO BRASIL E NA CATALUNHA, ESPANHA
Osvaldo Mariotto Cerezer e Joan Pagès Blanch

PARTE II - CIDADANIA NA FORMAÇÃO DE INVESTIGADORES E PROFESSORES DE HISTÓRIA

1. AS "VOZES BRANCAS" OU AS "PARTITURAS" DE ESTUDANTES-INVESTIGADORES EM ENSINO DA HISTÓRIA EM PORTUGAL
Maria do Céu de Melo

2. ENSINO DE HISTÓRIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CIDADÃ: CONTROVÉRSIAS E RESISTÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM MÁLAGA, ESPANHA
Antonio Ernesto Gómez Rodríguez e Carmen Rosa García Ruiz

PARTE III - JUVENTUDE, CIDADANIA, MÍDIAS E APRENDIZAGEM HISTÓRICA

1. DIFERENTES FONTES E LINGUAGENS NAS AULAS DE HISTÓRIA E A FORMAÇÃO CIDADÃ DE JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Astrogildo Fernandes da Silva Júnior, José Josberto Montenegro Sousa e Franciele Amaral Rodrigues dos Santos

2. NARRATIVAS HISTÓRICAS DE JOVENS ESTUDANTES NA INTERNET: QUE CIDADANIA É ESSA?
Aléxia Pádua Franco e Cinthia Cristina de Oliveira Martins

3. JUVENTUDE E VIDEOGAMES: POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM HISTÓRICA NO ENSINO MÉDIO
Bergston Luan Santos e Eucidio Pimenta Arruda

.