Pesquisa
Acesso
Login:
Senha:


Introdução ao documentário - Nova edição
Autor: Bill Nichols
Editora: Papirus Editora
Edição: 06
Área: Artes
Coleção: Campo imagético
Código: 9788544901441
ISBN: 978-85-449-0144-1
Lançamento: 24/02/2016
Ano 1ª Edição: 2016
Acabamento: Colado e costurado
Encadernação: Brochura
Nº Páginas: 336
Orelha: Sim
Público Alvo: Professores e estudantes de Cinema, cinéfilos.
Preço de Capa: R$ 84.90
Peso (Kilos): 0.4950

Sinopse

Essa nova edição do bem-sucedido livro de Bill Nichols faz uma introdução atualizada às questões mais importantes da história e da crítica do documentário. Destinada a estudantes de qualquer área que faça uso de dados visuais e estratégias persuasivas, a obra identifica as características distintivas do documentário e oferece os fundamentos para que o espectador possa entendê-lo. Cada capítulo trata de um aspecto diferente, desde o início do cinema documentário até as questões éticas primordiais para a realização dos filmes.
Cuidadosamente revisto, a fim de incluir novos trabalhos e tendências, esse volume traz informações sobre mais de cem documentários lançados desde a primeira edição, novas fotografias de cenas de filmes e uma lista ampliada de distribuidores, além de tratar de forma mais abrangente os seis modos do documentário: expositivo, poético, observativo, participativo, reflexivo e performático.


Sumário

PREFÁCIO À 6a EDIÇÃO BRASILEIRA Fernão Pessoa Ramos INTRODUÇÃO 1. COMO DEFINIR O DOCUMENTÁRIO? 2. POR QUE AS QUESTÕES ÉTICAS SÃO FUNDAMENTAIS PARA O CINEMA DOCUMENTÁRIO? 3. O QUE DÁ AOS DOCUMENTÁRIOS UMA VOZ PRÓPRIA? 4. O QUE TORNA OS DOCUMENTÁRIOS ENVOLVENTES E PERSUASIVOS? 5. COMO COMEÇOU O CINEMA DOCUMENTÁRIO? 6. COMO DISTINGUIR OS DOCUMENTÁRIOS ENTRE SI? CATEGORIAS, MODELOS E OS MODOS EXPOSITIVO E POÉTICO DO DOCUMENTÁRIO 7. COMO DESCREVER OS MODOS OBSERVATIVO, PARTICIPATIVO, REFLEXIVO E PERFORMÁTICO DO DOCUMENTÁRIO? 8. COMO OS DOCUMENTÁRIOS TÊM TRATADO AS QUESTÕES SOCIAIS E POLÍTICAS? 9. COMO ESCREVER de maneira eficaz SOBRE O DOCUMENTÁRIO? NOTAS SOBRE material de referência FILMOGRAFIA LISTA DE DISTRIBUIDORES ÍNDICE

.