Pesquisa
Acesso
Login:
Senha:


Práticas inovadoras na formação de professores
Autor: Marli Andre (org.)
Editora: Papirus Editora
Edição: 01
Área: Educação
Coleção: Prática pedagógica
Código: 9788544901496
ISBN: 978-85-449-0149-6
Lançamento: 27/10/2016
Ano 1ª Edição: 2016
Acabamento: Colado e costurado
Encadernação: Brochura
Nº Páginas: 288
Orelha: Sim
Público Alvo: Professores e alunos de cursos na área de Educação.
Preço de Capa: R$ 59,90
Peso (Kilos): 0,34

Sinopse

A insatisfação com a qualidade da educação, principalmente nas escolas públicas, nos últimos anos, passou a incluir uma crítica aos cursos e aos processos de formação de professores. Organizado em duas partes, esse livro tem como objetivo trazer à luz resultados de pesquisas que evidenciam experiências bem-sucedidas na área.
A primeira seção aborda temas como a formação do professor pesquisador e as políticas de iniciação à docência, além de apresentar práticas inovadoras utilizadas em cursos de formação inicial. Entre elas destacam-se: a construção coletiva de sequências didáticas; o uso de vídeos e de filmagem no preparo de professoras alfabetizadoras; o diário de campo como instrumento de aprendizagem da docência; o relato de pesquisas de licenciatura premiadas; as formas inovadoras de condução do estágio curricular; e o uso de grupos colaborativos no ensino da matemática.
Na segunda parte, os autores privilegiam os estudos sobre o trabalho dos formadores, no âmbito da escola pública, nos cursos de licenciatura e nos programas de formação continuada.

Sumário

APRESENTAÇÃO

PARTE I - PERSPECTIVAS INOVADORAS DE FORMAÇÃO

1. FORMAR O PROFESSOR PESQUISADOR PARA UM NOVO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Marli André

2. QUESTÕES: PROFESSORES, ESCOLAS E CONTEMPORANEIDADE
Bernardete A. Gatti

3. POLÍTICAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA UMA FORMAÇÃO PROFISSIONAL QUALIFICADA
Marli André

4. A CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE GÊNEROS TEXTUAIS: UMA ESTRATÉGIA INOVADORA DE FORMAÇÃO DOCENTE
Maria de Fátima Ramos de Andrade e Ana Síilvia Moço Aparício

5. A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: ESTRATÉGIAS FORMATIVAS NA APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA
Francine de Paulo Martins, Marli Lucas e Claáudia Santana Mirandola

6. O DIÁRIO DE CAMPO COMO FERRAMENTA DE APOIO AO PROCESSO DE APRENDER A SER PROFESSOR
Glaucia Signorelli

7. PRÁTICAS DE ESTÁGIOS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNIFESP/GUARULHOS
Magali Aparecida Silvestre

8. PRÁTICAS FORMATIVAS EM GRUPOS COLABORATIVOS: DAS AÇÕES COMPARTILHADAS À CONSTRUÇÃO DE NOVAS PROFISSIONALIDADES
Laurizetre Ferragut Passos

9. INCENTIVO A QUEM ENSINA A ENSINAR: ANÁLISE DE PRÁTICAS FORMATIVAS PREMIADAS PELA FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS
Patrícia Albieri de Almeida e Beatriz Abuchaim

PARTE II - O FORMADOR DE PROFESSORES E AS PRÁTICAS FORMATIVAS

10. CONSTITUINDO-SE FORMADOR NO PROCESSO DE FORMAR FUTUROS PROFESSORES
Neusa Banhara Ambrosetti e Ana Maria G.C. Calil

11. PRÁTICAS FORMATIVAS DE PROFESSORES DE CURSOS DE LICENCIATURA: DIFERENTES ESTRATÉGIAS PARA ENSINAR
Giseli Barreto da Cruz e Márcia Hobold

12. OS NOVOS ESPAÇOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA E O PAPEL MEDIADOR DO PROFESSOR FORMADOR
Silvia Matsuoka de Oliveira

.