Pesquisa
Acesso
Login:
Senha:


Estratégias didáticas para aulas criativas
Autor: Simão de Miranda
Editora: Papirus Editora
Edição: 01
Área: Educação
Coleção: Catálogo geral
Código: 9788544902004
ISBN: 978-85-449-0200-4
Lançamento: 17/07/2017
Ano 1ª Edição: 2016
Acabamento: Colado e costurado
Encadernação: Brochura
Nº Páginas: 128
Orelha: Sim
Público Alvo: Professores de diferentes níveis de ensino
Preço de Capa: R$ 43.90
Peso (Kilos): 0.20

Sinopse

Esse livro apresenta um conjunto variado de estratégias bem fundamentadas cientificamente, que buscam estimular a criatividade no trabalho pedagógico de professores de diferentes níveis de ensino. Trata-se de um material elaborado por um autor profundamente implicado na transformação dos modos tradicionais de ensino, que vem compartilhar com os leitores, de maneira sistematizada, muitas de suas melhores experiências em sala de aula.
A obra está focada em cinco tipos de estratégias didáticas: estratégias para que a turma se conheça; estratégias para exploração de conteúdos; estratégias para avaliação da aula, da disciplina ou do curso e autoavaliações discente e docente; estratégias para avaliação da/para a aprendizagem; e estratégias para momentos específicos.
Escrito em linguagem clara e amigável, com vários exemplos práticos, o livro é uma ferramenta para repensar e transformar a prática pedagógica.

Texto adaptado do prefácio de Albertina Mitjáns Martínez (professora associada da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília)

Sumário

PREFÁCIO

INTROITO: VELHOS CAMINHOS NÃO ABREM NOVAS PORTAS

CAPÍTULO 1 - A CRIATIVIDADE NA PERSPECTIVA DA SUBJETIVIDADE E SEUS DESDOBRAMENTOS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO

CAPÍTULO 2 - BASES CONCEITUAIS DAS ATIVIDADES PROPOSTAS
Sistema Didático Integral
Trabalho Pedagógico Criativo
Aprendizagem Criativa

CAPÍTULO 3 - PROPOSTAS DE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS CRIATIVAS À LUZ DO SISTEMA DIDÁTICO INTEGRAL, DO TRABALHO PEDAGÓGICO CRIATIVO E DA APRENDIZAGEM CRIATIVA
Estratégias criativas para que a turma se conheça
Aquecimento socioafetivo
Sondando motivações
A lâmpada mágica
Fitas da mesma cor
A mais bela constelação
Carta-compromisso
Estratégias criativas para a exploração de conteúdos
Cartões em grupos
Painel de grupos
Expressando-se em um minuto
Aprendendo com conversas paralelas
Três leituras
Ouvindo e refletindo
Aprendendo a perguntar
Leitura atenta e comentada
Pomodoro
A fantástica visita à exposição de conceitos
Reação em cadeia
Estímulos sensoriais
Perseguindo o conhecimento
Jogo rápido
Como você resolveria?
Invertendo a sala de aula
Explorando completa e intensamente as leituras
Comunicando o aprendido de formas não usuais
Smartphones e tablets são bem-vindos à sala de aula
Explorando os recursos do QR Code nas aulas
Quem mudará de opinião?
Praticando a leitura compreensiva
Todas as chances de acertar
Estratégias criativas para avaliação da aula, da disciplina ou do curso e autoavaliações discente e docente
Radar de autoavaliação do desempenho do aluno
Radar de avaliação da disciplina ou do curso feito pelo aluno
Meu querido diário
Curti! Não curti!
O retorno da lâmpada mágica
O retorno da carta-compromisso
Lista de verificação de autoavaliação do aproveitamento discente
Lista de verificação de autoavaliação do desempenho docente
Lista de verificação de avaliação do desempenho docente pelo aluno
Avaliando em uma palavra
Estratégias criativas de avaliação para as aprendizagens
Produzindo democraticamente um banco de questões com a turma
Contrato de avaliação
Escrevendo ou dizendo o que sabe
Escrevendo ou dizendo o que ainda não compreendeu
O que você realmente aprendeu hoje?
Avaliando em um minuto
Estratégias criativas para momentos específicos
Árvore de ideias
Um minuto de silêncio
Retomando o foco
Surpreendendo-os
Quem entendeu? Quem não entendeu?
Insistindo na pergunta
Indo mais fundo
Onde isso será útil?
Esteja próximo, faça contato
Retomando os objetivos
Cenas do próximo capítulo
Histórias de vida dos autores
Vão pensando sobre isso
Do que tratamos na aula passada?
Abrindo e fechando as aulas em grande estilo
Refazendo a sintonia fina da atenção

CAPÍTULO 4 - UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA INSPIRADA NAS PERSPECTIVAS CONCEITUAIS SISTEMA DIDÁTICO INTEGRAL, TRABALHO PEDAGÓGICO CRIATIVO E APRENDIZAGEM CRIATIVA
Aula 1
Aula 2

EPÍLOGO QUE PRETENDE SER RECOMEÇO:
A aula precisa desejar o aluno
Referências bibliográficas


.