Pesquisa
Acesso
Login:
Senha:


Avaliação: Interações com o trabalho pedagógico
Autor: Benigna Maria de Freitas Villas Boas (org.)
Editora: Papirus Editora
Edição: 01
Área: Educação
Coleção: Catálogo geral
Código: 9788544902387
ISBN: 978-85-449-0238-7
Lançamento: 04/04/2017
Ano 1ª Edição: 2017
Acabamento: Colado e costurado
Encadernação: Brochura
Nº Páginas: 224
Orelha: Sim
Público Alvo: Alunos e professores de cursos de licenciatura e a professores de escolas de educação básica.
Preço de Capa: R$ 57,90
Peso (Kilos): 0,27

Sinopse

A avaliação está presente em todas as atividades e ambientes, desde o seu planejamento até a conclusão do processo. Ela é a grande impulsionadora do trabalho pedagógico comprometido com as aprendizagens de todos os que atuam na escola.
Este livro trata da avaliação e, tendo em vista o largo espaço que ela ocupa, aborda também temas presentes no dia a dia da escola e da sala de aula, para que sejam analisados nos cursos de formação inicial e continuada de docentes.
Obra organizada em três blocos, o primeiro insere a avaliação em ações de toda a escola. O segundo trata de questões voltadas mais especificamente para o que acontece em sala de aula. O terceiro analisa a necessária articulação entre os cursos de licenciatura e o trabalho nas escolas de educação básica.

Sumário

APRESENTAÇÃO

PARTE I - ENTRANDO NA ESCOLA

1. O dia a dia do trabalho pedagógico: Contribuições para a formação do professor e dos estudantes
Benigna Villas Boas

2. O planejamento no contexto escolar: Pela qualificação do trabalho docente e discente
Edileuza Fernandes da Silva

3. Organização do trabalho pedagógico na educação integral: Um campo de possibilidades formativas
Edileuza Fernandes da Silva

4. Conselho de classe: Foco no projeto da escola ou na responsabilização dos estudantes?
Elisângela T. Gomes Dias e Sílvia Lúcia Soares

5. Avaliação, ciclos e progressão continuada: Questões relevantes
Maria Susley Pereira

6. Coordenação pedagógica: Espaço e tempo de organização do trabalho pedagógico coletivo
Edileuza Fernandes da Silva e Rosana César de Arruda Fernandes

7. Avaliação da Alfabetização Infantil: Provinha Brasil
Elisângela T. Gomes Dias

8. Avaliação informal na escola: Encorajando atitudes sociais e educacionais desejáveis
Benigna Villas Boas

9. Pais/responsáveis: Participação necessária!
Rose Meire da Silva e Oliveira

10. O que a esco la po de fazer co m os resultados dos testes externos? Claudia de O. Fernandes

PARTE II - ENTRANDO NA SALA DE AULA

1. "O poder dos quietos": Sua inserção na sala de aula
Benigna Villas Boas

2. Rótulos e repreensões na sala de aula: A avaliação informal pode mais do que isso
Benigna Villas Boas

3. Avaliação em línguas estrangeiras: Desatando alguns nós
Isabela F. Villas Boas

Portfólio, avaliação formativa e feedback
Benigna Villas Boas

5. Autoavaliação: Aliada da avaliação formativa
Erisevelton Silva Lima

6. Avaliação por colegas: Aprendendo a ser avaliador
Erisevelton Silva Lima

7. Dever de casa: Qual seu lugar?
Enílvia R. Morato Soares

PARTE III - FINALIZANDO OU COMEÇANDO?

1. Articulação entre os cursos de licenciatura e a escola de educação básica: A formação dentro da escola
Edileuza Fernandes da Silva

2. O lugar da avaliação em cursos de formação inicial de professores
Benigna Villas Boas

.