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Nutrição: Interdisciplinaridade na prática
Autor: Karen L. Currie / Sheila E. Currie de Carvalho
Editora: Papirus Editora
Edição: 01
Área: Educação
Coleção: Catálogo geral
Código: 9788544902561
ISBN: 978-85-449-0256-1
Lançamento: 23/08/2017
Ano 1ª Edição: 2017
Acabamento: Colado e costurado
Encadernação: Brochura
Nº Páginas: 352
Orelha: Sim
Público Alvo: Professores da educação fundamental, educadores que atuam em outros níveis de ensino e demais interessados nessa temática.
Preço de Capa: R$ 59.90
Peso (Kilos): 0.5050

Sinopse

Neste livro, a nutrição – tão importante em nossos dias – é tema gerador para propostas de trabalho destinadas a todas as disciplinas e segmentos da educação fundamental. As autoras trazem aqui muitas sugestões de práticas para serem adotadas dentro e fora da sala de aula, com base em informações nutricionais e discussões pedagógicas explicitamente interdisciplinares.
Como pano de fundo, a obra introduz diversos aspectos da realidade brasileira que criam múltiplos pontos de partida para que o professor possa explorar caminhos profícuos, não se restringindo assim à alimentação. É destaque ainda a motivação como importante fator de sucesso no processo de ensino e aprendizagem.
O livro valoriza o diálogo entre as autoras e o leitor, a forte relação entre teoria e prática, além de colocar o aluno como protagonista ativo, que participa de situações comunicativas concretas nas quais sua contribuição é respeitada.

Sumário

PREFÁCIO - Euzi Rodrigues Moraes
APRESENTAÇÃO
1. ARROZ E FEIJÃO
Introdução
ARROZ
Como iniciar o trabalho em sala de aula?
O que sabemos sobre o arroz?
Tema gerador para a educação básica
Tema gerador para o ensino médio
FEIJÃO
O que sabemos sobre a história do feijão?
Feijão como base alimentar
Feijão e doenças renais
Feijão e outras leguminosas
"João e o pé de feijão"

2. FAST-FOOD E OBESIDADE
Introdução
FAST-FOOD
Possíveis investigações no contexto da história e da geografia
Possíveis investigações no contexto da matemática, do inglês e das ciências
Possíveis investigações no contexto do português e da arte
OBESIDADE
Obesidade e desnutrição
Obesidade infantil: Sugestões no contexto do ensino religioso e da educação física
Obesidade e as sete chaves para alcançar o peso saudável
Transtornos alimentares e as sete chaves
Considerações finais

3. FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES
Introdução
FRUTAS
Grupo 26A do Projeto Formar inicia as investigações
Problematizações com base no trabalho do Grupo 26A
Frutas e fibras: Estudos do grupo independente
Grupo 91 do Projeto Formar: Pesquisando a banana
Frutas: Projeto Formar e o grupo independente
VERDURAS E LEGUMES
A teoria das múltiplas inteligências
Inteligência linguística-verbal
Inteligência lógico-matemática
Inteligência visual-espacial
Inteligência corporal-cinestésica
Inteligência musical
Inteligência intrapessoal
Inteligência interpessoal
Considerações finais

4. GULOSEIMAS
Introdução
Portas de entrada baseadas na teoria das múltiplas inteligências
Problematizações com base no tema açúcar
Quais as diferenças entre diet, light e adoçantes naturais?
Sorvete: Um olhar interdisciplinar
Interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade
CHOCOLATE
Tema gerador
Inteligências interpessoal, linguística-verbal e visual-espacial
Inteligências lógico-matemática e corporal-cinestésica
Inteligências intrapessoal e musical
Considerações finais

5. CARNES, PEIXES E PROTEÍNAS EM GERAL
Introdução
Hábitos alimentares: Passados e presentes
Quais os nossos objetivos de ensino?
Tema gerador: Hábitos antigos de alimentação
Tema gerador: Conexões entre a agricultura e o meio ambiente
As propriedades nutricionais de carnes e peixes
PROTEÍNAS
Introduzindo a Lista A
Introduzindo a Lista B
Introduzindo a Lista C
O Grupo 30 do Projeto Formar trabalha com pescados
Manguezais: Direções sugeridas com base nos trabalhos do Grupo 30
O Grupo 31A do Projeto Formar: Viajando no mundo dos peixes
Considerações finais

6. ÁGUA: A BASE DA VIDA
Introdução
Degustação de sucos: Possíveis problematizações
As funções da água no nosso corpo
Qual a nossa preferência: Água ou refrigerante?
LINGUAGENS E CÓDIGOS
Linguagens, códigos e suas tecnologias: Um olhar interdisciplinar
Pensando sobre a água
Problematizando a escrita
Socializando o pensamento
CIÊNCIAS
Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias
Bebendo um copo de água ou de refrigerante?
Refrigerantes: Tema gerador
CIÊNCIAS HUMANAS
Ciências humanas e suas tecnologias
Cerveja: Tema gerador
Vinho: Tema gerador
Conclusão
Considerações finais

7. CICLO DA VIDA
Introdução
A grávida e seu feto
Amamentação: Leite materno
Alimentação complementar a partir de 6 meses de idade
Alimentação pré-escolar
Alimentação durante a fase escolar
Adolescentes e alimentação
Adultos e alimentação
Idosos e alimentação
Considerações finais

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
APÊNDICE


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