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Educação infantil: A luta pela infância
Autor: Anete Abramowicz/Afonso Canella Henriques (orgs.)
Editora: Papirus Editora
Edição: 01
Área: Educação
Coleção: Catálogo geral
Código: 9788544903001
ISBN: 978-85-449-0300-1
Lançamento: 14/11/2018
Ano 1ª Edição: 2018
Acabamento: Colado e costurado
Encadernação: Brochura
Nº Páginas: 288
Orelha: Sim
Público Alvo:
Preço de Capa: R$ 42.00
Peso (Kilos): 0.3350

Sinopse

A educação infantil tem como função prioritária promover as infâncias. Mas não é bem isso que se tem observado na prática.
Esta obra foi construída com base em pesquisas que vêm sendo realizadas para acompanhar as políticas públicas e os movimentos sociais que têm como foco a educação das crianças de zero a cinco anos e a maneira pela qual elas usufruem uma infância. Os autores afirmam a importância e a urgência de oferecer às crianças pequenas uma educação infantil de qualidade, na qual a ação educativa esteja centrada nos processos de pensamento, que são substancialmente processos criativos, e não na escolarização precoce, que antecipa fracassos e amplia desigualdades sociais.
É preciso devolver à escola o tempo infantil que lhe foi roubado. O desafio posto para o professor é propor uma educação cujas práticas não impeçam a criação nem o pensamento, mas os implementem. Este livro afirma: se há uma nova possibilidade de educação infantil, é na própria infância que devemos buscá-la!

Sumário

APRESENTAÇÃO

INTRODUÇÃO - PANORAMA ATUAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL: SUAS TEMÁTICAS E POLÍTICAS
Anete Abramowicz
PART E I - POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO INFANTIL

1. EDUCAÇÃO INFANTIL COMO DEVER DO ESTADO
Carlos Roberto Jamil Cury

2. OS EFEITOS DA OBRIGATORIEDADE DA PRÉ-ESCOLA NAS CRIANÇAS EM IDADE DE CRECHE
Afonso Canella Henriques

3. CRIANÇAS, EDUCAÇÃO INFANTIL E OBRIGATORIEDADE
Mônica Pinazza e Maria Walburga dos Santos

4. CARTOGRAFIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE QUEREM AS PESQUISAS DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE
Andreina de Melo Louveira

5. O MITO DE SÍSIFO E A EDUCAÇÃO INFANTIL: INCONFORMISMO, RESISTÊNCIA E LUTA
Rosânia Campos e Maria Carmen Silveira Barbosa

PARTE II - PESQUISAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

1. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: A ESPECIFICIDADE EM QUESTÃO
Andrea Braga Moruzzi, Bianca Neves Borges da Silva e Bruna Cury de Barros

2. PESQUISAS EM EDUCAÇÃO SOBRE O ACESSO DE CRIANÇAS NEGRAS ÀS CRECHES BRASILEIRAS: PONTOS PARA REFLEXÃO
Edlaine Fernanda Aragon de Souza, Tatiane Cosentino Rodrigues e Ana Cristina Juvenal da Cruz

3. AS CRIANÇAS FALAM SOBRE SUA COR E RAÇA
Lajara Janaina Lopes Corrêa

4. METODOLOGIAS DE PESQUISA NA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA
Fabiana Luci de Oliveira

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