Pesquisa
Acesso
Login:
Senha:


Ensino fundamental: Da LDB à BNCC
Autor: Ilma Passos A. Veiga/Edileuza F. da Silva (orgs.)
Editora: Papirus Editora
Edição: 01
Área: Educação
Coleção: Catálogo geral
Código: 9788544902967
ISBN: 978-85-449-0296-7
Lançamento: 14/08/2018
Ano 1ª Edição: 2018
Acabamento: Colado e costurado
Encadernação: Brochura
Nº Páginas: 272
Orelha: Sim
Público Alvo: Professores e gestores da escola básica, além de estudantes de licenciatura,
Preço de Capa: R$ 59.90
Peso (Kilos): 0.3150

Sinopse

Esta coletânea reúne importantes contribuições para as diferentes áreas de conhecimento do currículo escolar do ensino fundamental e para a compreensão das tensões, das contradições e das resistências que envolvem as políticas voltadas a essa etapa da educação, da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) até a atual Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Livro dividido em cinco partes, a primeira busca desvendar o ensino fundamental no Brasil, sua legislação, sua história, seus princípios e o trabalho pedagógico. A segunda parte coloca em enfoque as linguagens como formas de representar o mundo e socializar pensamentos. A terceira volta-se para a matemática como conhecimento que se forma com a necessidade dos seres humanos de buscar respostas às questões e às situações por eles vivenciadas. A quarta trata da articulação entre ciências, cultura e tecnologia, visando a uma postura interventiva no mundo. A quinta e última parte defende a construção da história e da geografia em articulação favorável ao pensamento crítico.
Sem perder, em nenhum momento, o apoio teórico-metodológico e a análise crítica, os autores – professores de educação básica e superior – tomam como ponto de partida e de chegada a realidade social concreta, procurando apreender o movimento do real, da escola com as suas singularidades. Eis o desafio!

Sumário

PREFÁCIO

PARTE I: DESVENDANDO O ENSINO FUNDAMENTAL

1. ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL: ENTRE EXPECTATIVAS E EXPERIÊNCIAS DE 1988 A 2017
José Carlos Souza Araujo

2. ENSINO FUNDAMENTAL: GESTÃO DEMOCRÁTICA, PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO E CURRÍCULO EM BUSCA DA QUALIDADE
Ilma Passos Alencastro Veiga e Edileuza Fernandes da Silva

3. TRABALHO PEDAGÓGICO COLABORATIVO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Enílvia Rocha Morato Soares e Rosana César de Arruda Fernandes

PARTE II: LINGUAGENS: REPRESENTAR O MUNDO E SOCIALIZAR PENSAMENTOS

1. ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: QUAIS AS TENDÊNCIAS ATUAIS
Paula Gomes de Oliveira

2. TRANS-FORMAR: A SALA DE AULA E AS ARTES
Patrícia Lima Martins Pederiva e Andréia Pereira de Araújo Martinez

3. A CULTURA CORPORAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Juarez Oliveira Sampaio e Daniel Cantanhede Behmoiras

PARTE III: REINVENTANDO A MATEMÁTICA

1. A EDUCAÇÃO INTEGRAL COMO BASE PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
Cristiano Alberto Muniz

PARTE IV: AS CIÊNCIAS EM ARTICULAÇÃO COM A NATUREZA

1. CIÊNCIAS E CULTURA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Fabiana Maris Versuti, Graciella Watanabe e Andrea Cristina Versuti

PARTE V: A HISTÓRIA NÃO SE ESCREVE FORA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO

1. A NECESSIDADE DA HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCNs) À BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)
Marcos Silva e Selva Guimarães

2. O PAPEL FORMATIVO DA GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Iara Vieira Guimarães

.