Pesquisa
Acesso
Login:
Senha:


Ética: Pesquisa e práticas com crianças na educação infantil
Autor: Sonia Kramer et al. (orgs.)
Editora: Papirus Editora
Edição: 01
Área: Educação
Coleção: Catálogo geral
Código: 9788544903278
ISBN: 978-85-449-0327-8
Lançamento: 13/08/2019
Ano 1ª Edição: 2019
Acabamento: Colado e costurado
Encadernação: Brochura
Nº Páginas: 256
Orelha: Sim
Público Alvo:
Preço de Capa: R$ 54.90
Peso (Kilos): 0.2950

Sinopse

Tema caro a diversas áreas do saber, este livro coloca a ética como centralidade nas diferentes dimensões da educação infantil: espaços, relações entre crianças e entre crianças e adultos, práticas pedagógicas, formação de professores, currículo e avaliação. Tendo como fio condutor o engajamento responsável e o compromisso com o outro, os textos aqui reunidos oferecem contribuições teórico-práticas a todos os profissionais que trabalham com crianças e aos pesquisadores que estudam a infância e a educação.
Fruto do compromisso ético de retorno à sociedade dos resultados de trabalhos realizados no âmbito do grupo de pesquisa Infância, Formação e Cultura (Infoc), em atuação desde 1993 na PUC-Rio, a obra visa contribuir para enfrentar desafios relativos à qualidade das práticas de educação infantil e das políticas públicas de infância e formação de professores.

Sumário

PREFÁCIO
Cristina Carvalho

APRESENTAÇÃO

AS PRÁTICAS

1. PÁTIOS DE ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: A DIMENSÃO ÉTICA DAS POLÍTICAS
Maria Leonor P.B. Toledo

2. AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO COMPROMISSO ÉTICO: O QUE SE ESPERA QUE AS CRIANÇAS APRENDAM?
Marina Castro e Souza

3. A PESQUISA TAMBÉM É DAS CRIANÇAS: O RETORNO AO CAMPO COMO RESPOSTA RESPONSÁVEL
Gabriela Scramingnon

4. BEBÊS E LIVROS: A RELAÇÃO COMO PRINCÍPIO
Nazareth Salutto

AS CRIANÇAS

1. "ISSO É O QUE EU NÃO SEI RESPONDER": O CURRÍCULO NAS PALAVRAS DAS CRIANÇAS
Marta Maia

2. CONHECER OS ESPAÇOS COM AS CRIANÇAS: ESCUTA COMO POSTURA ÉTICA
Liana Garcia Castro

3. "GOSTARAM DA HISTÓRIA? MUITO BEM!": SER CRIANÇA E SER ALUNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Anelise Monteiro do Nascimento

FORMAÇÃO E PESQUISA

1. DIÁLOGO, ENCONTRO E AGIR ÉTICO: A CONTRIBUIÇÃO DAS HISTÓRIAS DE VIDA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Alexandra Pena

2. "DEIXA EU ESCREVER MEU NOME AÍ?": O ASSENTIMENTO COMO ESTRATÉGIA ÉTICA E METODOLÓGICA NA PESQUISA COM CRIANÇAS
Silvia Néli Falcão Barbosa

3. UMA LEITURA ÉTICA DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE OS DIREITOS DAS CRIANÇAS
Maria Fernanda Rezende Nunes

4. APRENDER A SER: O ENCONTRO DO EU PESQUISADOR E DO EU PROFESSOR NA PESQUISA COM HISTÓRIAS DE VIDA
Alexandra Pena, Amanda da Silva, Pedro Lontra e Rafaela Trugilho

5. DES/ACERTOS, SILÊNCIOS E CONFLITOS ÉTICOS: O QUE VOCÊ FAZ COM OS RESULTADOS DA SUA PESQUISA?
Sonia Kramer

.