Pesquisa
Acesso
Login:
Senha:

Newsletter

PRESSÃO ALTA E STRESS: O QUE FAZER AGORA?


Marilda Lipp e João Carlos Rocha contra o stress e a pressão alta

Dos pacientes hipertensos que procuram atendimento no Laboratório de Stress da PUC-Campinas, a maioria tem um índice de stress ao redor de 80%. É um número alarmante que mostra a realidade de quem vive no mundo moderno. Mas mesmo não sendo possível curar o stress e a hipertensão, pode-se controlá-los. É o que afirmam o médico cardiologista João Carlos Rocha e a psicóloga Marilda Lipp, autores do livro Pressão alta e stress: O que fazer agora?, lançamento da Papirus que traz também um CD com exercícios anti-stress.

A obra, que tem como proposta ser um guia para hipertensos estressados, é fruto de mais de 20 anos de estudo dos dois autores.

"Durante o desenrolar de uma pesquisa que fizemos juntos no Ambulatório de Hipertensão da Unicamp, escrevemos um livro para o hipertenso que tem sido citado por muitas pessoas como de utilidade prática. Vários hospitais utilizam ainda o livro como manual para o tratamento em grupo de hipertensos. Pensei que estava na hora de escrever um livro novo, com base em pesquisas atuais. Acredito que um livro para hipertensos precisa ter a contribuição tanto da cardiologia quanto da psicologia", conta Marilda, que, assim como seu colega, é reconhecida nacionalmente como uma das maiores autoridades em stress. O livro traz informações sobre hipertensão e stress em uma linguagem bem simples, de forma que o leitor possa entender, aceitar e viver melhor com sua condição.

"Ele oferece uma compreensão da pressão alta e do stress do ponto de vista fisiológico e psicológico. Hipertensão é uma doença psicossomática e, portanto, necessita de uma abordagem que junte esses dois aspectos", afirma a psicóloga.

O livro traz também casos ilustrativos e testes. Um CD elaborado especialmente para que os leitores possam reduzir seu stress acompanha a obra. Ele contém uma série de exercícios de relaxamento elaborados pela própria Marilda Lipp. Ao fundo, sons que trazem tranqüilidade.

.