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FORMANDO CIDADÃOS CRÍTICOS


É possível ao professor rever e reorganizar seus cursos, suas práticas de sala de aula, e refletir sobre as possibilidades de melhoria da qualidade do ensino, seja no âmbito de instituições públicas ou no de particulares? A professora, mestre e doutora em Letras Maria Antonia Granville acredita que sim. Por isso, reuniu em Sala de aula: Ensino e aprendizagem, lançado este mês pela Papirus Editora, o melhor de estudos e trabalhos de pesquisa de docentes da Unesp sobre o processo de ensino e aprendizagem em sala de aula.

"A educação básica brasileira é, na sua essência e nos seus princípios fundamentais, capaz de formar a médio e longo prazos cidadãos críticos, mas, para isso, é necessário que a escola ensine o aluno a pensar, a refletir sobre fatos do cotidiano, do contexto nacional, a ler criticamente, por exemplo, as notícias divulgadas pelos telejornais que penetram em sua casa", diz Granville, a organizadora da obra. Todos os estudos do livro se voltam para a sala de aula, para a escola. São 24 mestres e doutores em Educação, Psicologia, Letras, Física, entre outras disciplinas, com trabalhos direcionados para o ensino e a aprendizagem. "Destaco os trabalhos direcionados a temas preocupantes e desafiadores, como avaliação, progressão continuada e outros semelhantes, que povoam o cotidiano de nossas escolas públicas e questionam o sistema educacional brasileiro", explica Maria Antonia Granville.

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