Pesquisa
Acesso
Login:
Senha:

Newsletter


LANÇAMENTOS DE NATAL DA PAPIRUS: LIVRO É O PRESENTE IDEAL!

A Papirus Editora e a Papirus 7 Mares fizeram uma seleção especial de livros que são excelentes opções de presente para este Natal. Pessoas que gostam de viajar, ver filmes, apreciar vinhos e poesia irão encontrar livros com conteúdo excelente, acabamento excepcional e arte maravilhosa. Veja abaixo o que a Papirus preparou para você:


A cena em cena: Primeiro livro publicado exclusivamente sobre o estudo da mise-en-scène, de David Bordwell, é lançamento da Papirus Editora

"Você é um diretor de cinema. Hoje, o roteiro pede quatro personagens conversando em volta de uma mesa de jantar. Como será a montagem da cena e a filmagem?" Com essas linhas, David Bordwell, um dos mais importantes teóricos de cinema da atualidade, inicia seu livro Figuras traçadas na luz: A encenação no cinema, remetendo o leitor à experiência de visualizar uma cena. A obra, lançamento da Papirus Editora, é o primeiro e único estudo publicado sobre a encenação cinematográfica. O conceito central do livro é o estudo da mise-en-scène, que é a distribuição, a ocupação do espaço propriamente dito e toda a parte cenográfica, a movimentação dos personagens, a exploração do espaço dentro e fora de campo.
Para essa análise, foram escolhidas obras de quatro importantes cineastas: Louis Feuillade, Kenji Mizoguchi, Theo Angelopoulos e Hou Hsiao-hsien. "Bordwell acredita que esses diretores têm um estilo com densidade suficiente para ele desenvolver a análise do conceito de encenação com o qual pretende trabalhar. A encenação, por sua vez, é um tipo de mise-en-scène", explica o pesquisador e professor de cinema Fernão Pessoa Ramos, que escreveu o prefácio do livro. Em Figuras traçadas na luz, o leitor encontra não apenas um simples estudo sobre o assunto, mas também explicações e detalhamentos de cenas inteiras de diversos filmes, com imagens (são mais de 500 ao todo) para ajudar o leitor a entender o que se passa naquele momento e qual o posicionamento exato de cada um dos personagens na montagem. Tudo para ilustrar de maneira muito rica e detalhada os estudos de Bordwell sobre a mise-en-scène daquela película. Para Ramos, a obra pode ser lida não apenas por estudantes da arte, mas também por qualquer pessoa que se interesse pelo assunto. "A proposta do livro é educar o olhar para a imagem cinematográfica, ensinar as pessoas a olharem um filme para além da parte de conteúdo, para além da visão do mundo que o filme transmite", afirma.

.