Pesquisa
Acesso
Login:
Senha:

Newsletter

O palco da educação


O faz de conta e as brincadeiras de interpretação fazem parte do desenvolvimento emocional e psicológico da criança. Além disso, podem ser usados para ensinar, levar o aluno não apenas a aprender mais, mas também a cooperar e se relacionar melhor com os colegas. Seguindo essa proposta, a Papirus Editora lança O uso dos jogos teatrais na educação: Possibilidades diante do fracasso escolar, de Libéria Rodrigues Neves e Ana Lydia Bezerra Santiago.

Segundo as autoras, a pesquisa apresentada no livro evidencia o recurso dos jogos teatrais como instrumento reeducativo e terapêutico ao mesmo tempo. "Além de apresentar às crianças alguns conceitos importantes para aplicação na esfera da aprendizagem, os jogos teatrais oferecem um cenário em que algo da subjetividade - ou seja, um elemento extremamente singular - possa se introduzir e circular no discurso dos demais participantes do grupo, questionando identificações alienantes e sintomáticas", afirmam. Ao longo do texto, há referências interessantes, como os três sinais que são tocados antes de cada encenação, ou a divisão das peças em atos. "A aposta do trabalho é em um efeito mobilizador, que abra alguma possibilidade nova, fonte de laço social", apontam as autoras.

Para aqueles que não possuem familiaridade com o assunto, Libéria e Ana Lydia analisam, logo no primeiro capítulo, o trajeto do teatro na história do mundo e do pensamento educacional. "Traçar esse percurso afirma a extensão do raio de ação dessa prática humana, bem como sua relevância ao compor essa proposta de intervenção pedagógica e terapêutica", explicam. O livro também descreve os recursos, a infraestrutura e a metodologia das atividades desenvolvidas com seis crianças, todas meninas. Em seguida, detalha ao leitor um dos casos, denominado Antígona, apresentando entrevistas realizadas com essa criança e com os demais envolvidos em seu processo educacional, além de algumas de suas vivências com os jogos teatrais, ao que as autoras acrescentam considerações particulares e globais.

.