Pesquisa
Acesso
Login:
Senha:

Newsletter

LAZER E RECREAÇÃO

Todo lugar pode ser propício para a realização de atividades de lazer e recreação. Mesmoosinusitados, como bibliotecas ehospitais, têm potencial para o desenvolvimento de tais atividades. Os repertórios e projetos para lazer nesses espaços são o tema do livro Lazer e recreação: Repertório de atividades por ambientes - Vol. II, lançamento da Papirus Editora organizado por Nelson Carvalho Marcellino.

De acordo com Marcellino, a obra se diferencia de outras disponíveis no mercado porque se trata de um repertório, e não de um manual propriamente dito sobre como desenvolver atividades de recreação. "Os professores e alunos sentem falta de um manual de atividades que não seja simplesmente um receituário, mas que possa se constituir num repertório de atividades, devidamente situadas e fundamentadas, com base no qual possam ser criadas outras, em situações e circunstâncias diferenciadas", comenta o organizador.

O livro poderá ser adotado em disciplinas ligadas a recreação e lazer, presentes nas áreas de educação, educação física, turismo, hotelaria, administração e terapia ocupacional. É também uma ótima ferramenta para profissionais que atuam no campo do lazer em locais como hotéis, spas, empresas, hospitais, entre outros.

Os textos estão divididos por ambientes. "Cada capítulo contém uma descrição das características do ambiente, sua relação com o lazer e os pontos que devem ser observados pelos animadores socioculturais nas suas relações específicas [ou seja, no momento da aplicação da proposta, devem-se levar em consideração as especificidades do local, dos materiais e do público]. A seguir são apresentadas dez fichas de atividades que poderão ser incluídas no repertório dos animadores. Na elaboração das fichas, tomamos o cuidado para não usar voz de comando, imperativos, incentivar preconceitos, estereótipos etc.", explica Marcellino.

De acordo com ele, o trabalho deve respeitar o ambiente, integrar-se a ele e contribuir para o desenvolvimento das atividades cotidianas do local. Além disso, em cada ambiente são descritas as características necessárias para que os animadores possam desenvolver o seu trabalho com os melhores resultados. Na obra podem ser encontradas propostas para:

- Bibliotecas
- Condomínios
- Cruzeiros marítimos (navios)
- Empresas
- Esportes radicais
- Grupos religiosos
- Hospitais
- Hotéis
- Ônibus
- Spas

.