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FORMANDO PROFESSORES PARA O ENSINO SUPERIOR


Formar professores para a educação superior implica compreender a importância do papel da docência, propiciando uma profundidade científico-pedagógica que os capacita a enfrentar questões fundamentais da universidade como instituição social, uma prática social que reflete as ideias de formação e reflexão crítica. Para despertar essa consciência, a Papirus Editora lança Docentes para a educação superior: Processos formativos.

A obra foi organizada por Ilma Passos Alencastro Veiga e Cleide Maria Quevedo Quixadá Viana. "Uma das intenções fundamentais dessa obra é socializar resultados de pesquisa e provocar discussões que possam produzir outras inquietações, no sentido de ampliar o debate sobre o complexo tema de formar professores para a educação superior", explicam as organizadoras na apresentação do livro.


De acordo com Ilma, mesmo os cursos de licenciatura (inclusive o de pedagogia) não formam professores para lecionar no ensino superior. "A Lei de Diretrizes e Bases (LDB), em seu art. 66 explicita que a ‘preparação para o exercício no magistério superior far-se-á em nível de pós-graduação, prioritariamente em programas de mestrado e doutorado’", complementa.

São, ao todo, sete textos de nove autoras, divididos em duas partes: uma com temáticas mais gerais e outra com assuntos mais específicos. "Organizada dessa maneira, a obra trata de vários temas, como alternativas pedagógicas, construção do processo de formação, peculiaridades da formação de orientadores acadêmicos e autoformação de professores. Por fim, o livro traz dois artigos voltados para áreas específicas: direito e química", explicam Ilma e Cleide.

Segundo as organizadoras, o livro deixa clara a importância do processo e dos traços do profissionalismo que facilitam ações formativas. "A docência é uma prática social que, para ser problematizada, compreendida e transformada, precisa ser dialogada, interligando momentos de análises e críticas e momentos de superação e de propostas de ação", finalizam.

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