Pesquisa
Acesso
Login:
Senha:

Newsletter





Educação ambiental: Você realmente sabe o que é isso?

Tema amplamente discutido, porém com defasagens conceituais e políticas, a questão ambiental está em pauta no Brasil desde a década de 1970, embora ainda precise de políticas públicas melhores e mais consistentes. "A questão ambiental veio para ficar, ela invade nossa vida cotidiana. A qualidade de nossa vida, a nossa realização como seres humanos e a nossa aspiração de sermos felizes, tudo isso está em jogo quando discutimos e buscamos soluções para os problemas ambientais", afirma Gustavo F. da Costa Lima, autor do novo livro da Papirus Editora, Educação ambiental no Brasil: Formação, identidades e desafios.

A publicação tem como público-alvo alunos, educadores e pesquisadores interessados nas questões ambientais e, em especial, na relação entre educação e meio ambiente. "Não há sociedade sem meio ambiente, e a qualidade do meio ambiente é inseparável da vida social. Precisamos cada vez mais de soluções inteligentes, de pensamento crítico e de generosidade para enfrentar os desafios de hoje e do futuro", diz o autor.

"Quando concebi o livro, antes de escrevê-lo, achava que a questão de diferenciar as diversas tendências da educação ambiental fosse o mais importante a ser abordado porque, naquele momento, ainda havia pouca coisa escrita sobre isso nessa área. Mas percebi que a compreensão do processo de surgimento da educação ambiental no Brasil é o mais importante. E esse é um processo dinâmico, criado por um conjunto de pessoas com ideias e práticas parecidas, mas também diferentes entre si, ou seja, há uma riqueza imensa na construção desse processo", finaliza Lima.

.