Pesquisa
Acesso
Login:
Senha:


FEV/2009 - Bibliografia inicial básica: MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA UNIVERSITÁRIA

Livro da Papirus Editora responde questionamentos comuns para quem entrou na universidade


Ano novo, "bixos" pintados e pagando o já conhecido "trote". Começa uma nova fase na vida de muitos jovens e adultos graças à realização de um feito: passar no vestibular e iniciar seus estudos em uma universidade. Mas quando as aulas começam e os trabalhos aparecem aos montes, o que fazer? Como agir? De que maneira um trabalho deve ser feito? O que significam aqueles termos e siglas que os professores falam para a classe: padronização, ABNT, resenha?

Todas essas perguntas e muitas outras são respondidas em Manual de sobrevivência universitária, livro de Luciano Amaral Oliveira publicado pela Papirus Editora, que será o guia de todos aqueles que terão de conhecer novos colegas, uma nova sala de aula, um novo mundo.

A ideia para essa obra surgiu com a observação dos alunos em sala de aula. O autor identificou, com a ajuda dos próprios estudantes, quais eram as maiores dúvidas deles, seus anseios e aflições em relação à vida acadêmica. Também houve uma preocupação em saber os interesses do aluno: "Procurei não fazer nada com uma linguagem muito acadêmica, pois verifiquei que várias pessoas que se interessam por um determinado assunto não leem nada a respeito pelo fato de os livros serem muito técnicos", afirma Luciano Amaral.

O resultado final é um texto agradável, simples e claro, dividido por tópicos, funcionando muito mais como um bate-papo descontraído do que como um livro voltado para o mundo acadêmico. Além disso, há uma harmonia muito grande entre a impessoalidade da redação e a importância do conteúdo.

Do mesmo autor de Turismo para gays e lésbicas: Uma viagem reflexiva, o Manual de sobrevivência universitária procura orientar da melhor maneira possível o aluno para que ele desenvolva uma "metodologia de estudo" e conheça melhor o mundo universitário. Agora sim ninguém mais será "engolido" pelas dependências (ou DPs)!


.