Pesquisa
Acesso
Login:
Senha:


NOV/2011 - PRÊMIO JABUTI 2011



A obra "A família e o idoso: Desafios da contemporaneidade", organizada por Deusivania Vieira da Silva Falcão, ficou em 3º lugar na categoria Psicologia e Psicanálise para receber o Prêmio Jabuti 2011. A cerimônia de entrega da estatueta será dia 30 de novembro, às 19h, na Sala São Paulo.



A FAMÍLIA E O IDOSO
Deusivania Vieira da Silva Falcão (org.)

Com o aumento da longevidade, a instituição familiar vem tendo de se adaptar a mudanças que, muitas vezes, exigem novas formas de convivência entre idosos, seus filhos e netos. Faz-se necessário pensar em novos arranjos, assim como reavaliar funções, valores, vínculos afetivos e conceitos como solidariedade, além de encontrar soluções criativas para diversos tipos de problemas.

Nesse contexto, a coletânea traz contribuições indispensáveis à temática do envelhecimento, com capítulos sobre a violência doméstica, a experiência dos avós que cuidam dos netos, as implicações familiares decorrentes da doença de Alzheimer, a viuvez, a falta de suporte familiar, o desrespeito à autonomia de pessoas idosas capazes de responder pelos próprios atos, entre outros.

Considerando os numerosos desafios que temos a enfrentar, essa obra oferece subsídios teóricos e práticos para intervenções terapêuticas, propostas sociopolíticas e educacionais.


.