Pesquisa
Acesso
Login:
Senha:


OUT/2013 - PRÊMIO JABUTI 2013



A obra "Metodologia do ensino de filosofia: Uma didática para o ensino médio", de Sílvio Gallo, ficou em 3º lugar na categoria Educação para receber o Prêmio Jabuti 2013. A cerimônia de entrega da estatueta será dia 13 de novembro, às 19h30, na Sala São Paulo.




METODOLOGIA DO ENSINO DE FILOSOFIA

Sílvio Gallo

Atualmente no Brasil a filosofia é disciplina obrigatória nos três anos do ensino médio, algo inédito em nosso país. Tal fato nos coloca o desafio de torná-la significativa na formação dos jovens, e não apenas mais uma matéria.

Esse livro tem como objetivo contribuir com a prática docente do professor de filosofia na escola regular. Fruto da experiência de mais de duas décadas do autor, reúne os resultados de pesquisas realizadas por ele na área, sobretudo após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 1996. Sílvio Gallo apresenta uma proposta de pensar filosoficamente o ensino da disciplina, sem deixar de lado as importantes contribuições do campo educacional. Em termos metodológicos, indica dois modos de trabalhar possíveis para a materialização, em sala de aula, do trabalho pedagógico com a filosofia, compreendida como experiência de pensamento conceitual.

Que não se espere, porém, qualquer tipo de manual ou "livro de receitas"; a proposta é que a obra sirva como uma espécie de bússola, para um caminho que será construído pelo professor, por cada professor.


.