Pesquisa
Acesso
Login:
Senha:


Voltar Próximo
Bate-papo e Lançamento do Livro O que move as paixões

Data: 21/11/2017, das 20:00h as 22:00h
Livro: QUE MOVE AS PAIXOES (O)
Local: Casa do Saber - R. Dr. Mario Ferraz, 414 - São Paulo/SP

Nossa vida é movida por afetos. Entre eles, talvez, o que mais gere inquietações seja o amor.
Neste estimulante encontro de ideias, Clóvis de Barros Filho e Luiz Felipe Pondé mostram como, de Platão a teóricos contemporâneos, a filosofia tem tentado explicar as paixões e lidar com elas. Afinal, como definir o amor? O que de fato amamos quando amamos? Seriam os afetos uma ameaça à razão, a ponto de serem temidos e até negados?
Hoje, numa sociedade marcada pela desconfiança, e muito disposta em julgar - e condenar - o comportamento do outro, não é por acaso que muitas vezes escondemos nossos afetos. Nesse contexto, quais seriam os limites das paixões? Apenas o amor seria suficiente para garantir uma sociedade moralmente mais justa? Essas são algumas provocações que os autores trazem para debate nesse livro.

Sobre os autores:

Clóvis de Barros Filho

Currículo resumido: Professor livre-docente da ECA/USP. Palestrante há mais de dez anos no mundo corporativo e consultor pelo Espaço Ética. É autor de vários livros sobre filosofia moral.


Currículo mais detalhado: é graduado em Direito e Filosofia pela USP e em Jornalismo pela Cásper Líbero, com mestrado em Science Politique pela Université de Paris 3 - Sorbonne-Nouvelle e doutorado em Ciências da Comunicação pela USP. Obteve a livre-docência pela Escola de Comunicações e Artes da USP, onde atualmente é professor. Palestrante há mais de dez anos no mundo corporativo e consultor pelo Espaço Ética, é autor de vários livros sobre filosofia moral.

Luiz Felipe Pondé

Colunista do jornal Folha de S.Paulo, e doutor em Filosofia pela USP e pela Universidade Paris VIII, coordenador do curso e vice-diretor da Faculdade de Comunicação e Marketing da Faap e professor da pós-graduação em Ciencias da Religião da PUC-SP. Possui pós-doutorado pelas Universidades de Tel Aviv (Israel) e Giessen (Alemanha). Foi professor convidado da Universidade de Marburg (Alemanha), da Universidade de Sevilha na Espanha, da Escola Paulista de Medicina da Unifesp e membro da Societe Internationale pour l'Etude de la Philosophie Medievale (Louvain, Belgica).


Voltar | Próximo

.