Pesquisa
Acesso
Login:
Senha:


Voltar Próximo
Seminário: Infâncias, Artes e Imaginação"

Data: 27/09/2017 as 00:00h
Livro: REGISTROS NA EDUCACAO INFANTIL
Local: - Teatro Popular Oscar Niemeyer UFF - Gragoata - Niterói/RJ

Ao abordar diferentes modalidades e práticas de registro na educação infantil, articulando conceitos e contextos implicados na documentação pedagógica, o livro dá visibilidade aos percursos de uma pesquisa-formação trilhada no movimento contínuo da escuta - compreendida como disposição, abertura e sensibilidade para reconhecer o outro, sua voz, sua expressão e sua identidade. Isso possibilita acolher e ser acolhido.
Nascidas do diálogo entre universidade e instituição de educação infantil pública, as narrativas traçadas aqui resultam do exercício da observação, do registro e da reflexão sobre a ação educativa cotidiana, projetada e vivida com crianças de dois a cinco anos. Experiências, projetos, histórias de tempos, espaços e relações tecidas na docência, na gestão e na coordenação pedagógica revelam, por meio da prática do registro, diferentes saberes, múltiplas formas de pensar, organizar e fazer educação infantil, afirmando o protagonismo das crianças.
O livro é voltado a todos os profissionais da educação infantil, além de pesquisadores da área da infância, da formação de professores e de políticas públicas, e também alunos de cursos de licenciatura, sobretudo de pedagogia.

Sobre o autor:

Luciana Esmeralda Ostetto (org.)

Lançamento do Livro "Nutrição: interndisciplinaridade na prática"

Data: 05/10/2017 as 19:00h
Livro: NUTRICAO: INTERDISCIPLINARIDADE NA PRATICA
Local: Livraria Saraiva - Shopping Vitória - Vitória/ES

Neste livro, a nutrição – tão importante em nossos dias – é tema gerador para propostas de trabalho destinadas a todas as disciplinas e segmentos da educação fundamental. As autoras trazem aqui muitas sugestões de práticas para serem adotadas dentro e fora da sala de aula, com base em informações nutricionais e discussões pedagógicas explicitamente interdisciplinares.
Como pano de fundo, a obra introduz diversos aspectos da realidade brasileira que criam múltiplos pontos de partida para que o professor possa explorar caminhos profícuos, não se restringindo assim à alimentação. É destaque ainda a motivação como importante fator de sucesso no processo de ensino e aprendizagem.
O livro valoriza o diálogo entre as autoras e o leitor, a forte relação entre teoria e prática, além de colocar o aluno como protagonista ativo, que participa de situações comunicativas concretas nas quais sua contribuição é respeitada.

Sobre os autores:

Karen L. Currie

Nasceu na Escócia em 1953 e mudou-se para o Brasil em 1979. É mestre (1975) e doutora (1979) em Linguística pela Universidade de Edimburgo, na Escócia. Em 1980, publicou em coautoria o livro Questions of intonation (Croom Helm, Londres, reeditado pela editora Routledge, Londres, em 2015). Atua como professora-adjunta no Departamento de Línguas e Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) desde 2002. Trabalhou em vários projetos de formação em serviço com professoras alfabetizadoras entre 1986-1995. Nesse período, escreveu dois livros: Alfabetização: Um processo de aprendizagem permanente (Kuarup, 1991) e Ensinando o pensar na alfabetização (Kuarup, 1998). Foi responsável por 73 escolas públicas como chefe do subnúcleo de Educação de Domingos Martins, ES (1995-1997). Escreveu Meio ambiente: Interdisciplinaridade na prática (Papirus, 1998), enquanto aplicava as propostas desse livro em todo o município. Começou o Grupo de Estudos MI (Múltiplas Inteligências) com alunos de graduação da Ufes no início de 2004, com o objetivo de investigar conexões entre a Teoria MI e a diversidade em sala de aula. É organizadora e coautora do livro Música e ensino de línguas: Explorando a teoria das múltiplas inteligências (Edufes, 2014), resultado dos estudos do Grupo MI.

Sheila Elizabeth Currie de Carvalho

Nasceu na Escócia em 1982 e veio para o Brasil com 6 semanas de vida. Educada no lar até completar 12 anos, cursou a 5a e a 6a série em escola pública e, depois, optou por completar o ensino fundamental numa Escola Família Agrícola. Aos16 anos, fez o curso técnico em Recursos Ambientais e Práticas Rurais do Colégio Barony, na Escócia. Como parte desse curso, realizou estágio em Recursos Ambientais na Dinamarca. Após a obtenção do bacharelado em Nutrição pela Faculdade Salesiana de Vitória, ES, no ano de 2008, montou um consultório nutricional em Jacaraípe, Serra, ES. Eventualmente, realiza palestras relacionadas à nutrição como, por exemplo "Faça de seu alimento seu medicamento" e "Vamos melhorar nossa alimentação", oferecidas para pacientes em recuperação de câncer. Sua preocupação maior é com a crescente popularização de hábitos alimentares ligados ao consumo de fast-food. Acredita com firmeza na necessidade urgente de promover uma educação alimentar mais saudável no intuito de garantir uma população cada vez mais sadia no futuro.


Bate-papo e Lançamento do Livro O que move as paixões

Data: 25/10/2017 as 19:00h
Livro: QUE MOVE AS PAIXOES (O)
Local: Teatro Iguatemi - Shopping Iguatemi - Campinas/SP

Nossa vida é movida por afetos. Entre eles, talvez, o que mais gere inquietações seja o amor.
Neste estimulante encontro de ideias, Clóvis de Barros Filho e Luiz Felipe Pondé mostram como, de Platão a teóricos contemporâneos, a filosofia tem tentado explicar as paixões e lidar com elas. Afinal, como definir o amor? O que de fato amamos quando amamos? Seriam os afetos uma ameaça à razão, a ponto de serem temidos e até negados?
Hoje, numa sociedade marcada pela desconfiança, e muito disposta em julgar - e condenar - o comportamento do outro, não é por acaso que muitas vezes escondemos nossos afetos. Nesse contexto, quais seriam os limites das paixões? Apenas o amor seria suficiente para garantir uma sociedade moralmente mais justa? Essas são algumas provocações que os autores trazem para debate nesse livro.

Sobre os autores:

Clóvis de Barros Filho

Currículo resumido: Professor livre-docente da ECA/USP. Palestrante há mais de dez anos no mundo corporativo e consultor pelo Espaço Ética. É autor de vários livros sobre filosofia moral.


Currículo mais detalhado: é graduado em Direito e Filosofia pela USP e em Jornalismo pela Cásper Líbero, com mestrado em Science Politique pela Université de Paris 3 - Sorbonne-Nouvelle e doutorado em Ciências da Comunicação pela USP. Obteve a livre-docência pela Escola de Comunicações e Artes da USP, onde atualmente é professor. Palestrante há mais de dez anos no mundo corporativo e consultor pelo Espaço Ética, é autor de vários livros sobre filosofia moral.

Luiz Felipe Pondé

Colunista do jornal Folha de S.Paulo, e doutor em Filosofia pela USP e pela Universidade Paris VIII, coordenador do curso e vice-diretor da Faculdade de Comunicação e Marketing da Faap e professor da pós-graduação em Ciencias da Religião da PUC-SP. Possui pós-doutorado pelas Universidades de Tel Aviv (Israel) e Giessen (Alemanha). Foi professor convidado da Universidade de Marburg (Alemanha), da Universidade de Sevilha na Espanha, da Escola Paulista de Medicina da Unifesp e membro da Societe Internationale pour l'Etude de la Philosophie Medievale (Louvain, Belgica).


Voltar | Próximo

.