7 mares

Como despertar o gosto pela leitura e escrita

Papirus lança livro que busca influenciar crianças e jovens a se tornarem leitores mesmo em tempos de dispositivos eletrônicos sedutores e acessíveis 

Como ensinar crianças e jovens a ler e a escrever como quem saboreia o prato mais gostoso? Apoiado na teoria histórico-cultural proposta por Vygotsky e na pedagogia histórico-crítica, o professor Simão de Miranda lança Oficina de criação literária (Papirus Editora, 128 pp.), livro que almeja produzir saberes e sabores, sobretudo sociais, nos atos da leitura e da escrita, que favoreçam a construção de cidadãos críticos e conscientes e que se assumam protagonistas de transformações emancipadoras. 

A oficina retoma e amplia o conteúdo apresentado pelo autor na obra Escrever é divertido, publicada pela Papirus em 1999, proporcionando a realização de produções divertidas e inteligentes, que enriqueçam o repertório linguístico e de compreensão de mundo. Ela oferece, também, um generoso cardápio com 60 atividades, servidas em três momentos: entradas de sensibilizações para o ato de escrever; pratos principais de produções criativas avançadas; e sobremesas de estímulos ao deleite da leitura.

Vivemos tempos de não leitores. Como Miranda explica, “não temos poder para ’formar’ leitores. Não há ação externa que forme alguém, sobretudo à luz da teoria histórico-cultural. Mesmo considerando as fortes influências que um sujeito tem sobre o desenvolvimento do outro, transformando e sendo transformado nas relações dialéticas, ele é o sujeito do seu próprio desenvolvimento”. Mas, apesar disso, continua o autor, “nossas influências podem orientar tal formação”. Como influenciar efetivamente os alunos a adquirir o hábito da leitura é o pretexto desse livro.

Mais que simples alfabetização, saber ler e escrever bem é fundamental para a constituição de indivíduos críticos e reflexixos, preparados para o exercício consciente da cidadania. No livro, Miranda ressalta a importância de uma cultura letrada, tanto na escola quanto na família, para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

E você, professor, pronto para conhecer e colocar em prática o cardápio de atividades dessa oficina? Aproveite para explorar essa rica experiência de aprendizagens, atiçando o paladar de seus alunos!

Sobre o autor:

Simão de Miranda – mora em Brasília-DF. É doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, pós-doutor em Educação e atua como professor, formador de professores e palestrante, além de ser autor de mais de 50 livros nas áreas de formação de professores e literatura infantojuvenil, três deles traduzidos para Portugal e México e um distribuído em 27 países. Ministrou palestras e cursos em quase todo o Brasil e também na Argentina, em Cabo Verde, Cuba, Portugal e São Tomé e Príncipe, onde trabalhou com formação continuada de professores. Orgulha-se de ser cidadão honorário de Brasília.

Desenvolvido por Interteia Comunicação