Livro apresenta proposta teórico-metodológica da “comvivência pedagógica” para a formação de educadores ambientais
Diante de um cenário de grave crise socioambiental, com potencial de grandes transformações da realidade vivida, a Papirus Editora lança livro que propõe uma práxis que passa pela pesquisa, pelo ensino e pela extensão em educação ambiental. Educação ambiental e a “comvivência pedagógica”: Emergências e transformações no século XXI (Papirus, 256pp.) tem organização do professor Mauro Guimarães, que compartilha sua trajetória como educador ambiental e busca sistematizar suas experiências e seu conhecimento produzidos nessa vivência, entrecruzada com a de tantos outros educadores, para fecundar os caminhos possíveis nessa área.
A obra está estruturada em três partes: a primeira contextualiza o ponto de partida de seu organizador e as referências construídas ao longo de sua trajetória. Na segunda parte, Guimarães sistematiza o que acompanhou na construção do campo da educação ambiental, procurando demarcar e referenciar sua perspectiva crítica. Na terceira e última parte, é apresentada a proposta teórico-metodológica da “comvivência pedagógica”, que o professor atualmente produz com parceiros e orientandos, pensando na radicalidade da formação do educador ambiental em tempos de crise.
Guimarães conta que, em meio à revisão final do livro, veio a pandemia de Covid-19, e que o isolamento social provocou sua reflexão sobre o mundo em crise e a importância de se aprender a viver e reaprender a conviver. “Diante das emergências e transformações em curso no século XXI, para uma profunda ruptura com o mundo em colapso e a possibilidade de nos reorganizarmos como outra sociedade”, diz ele, “acreditamos na importante contribuição da formação de educadores ambientais transformados e transformadores”. Com essa obra, ele espera instigar outros pesquisadores na desconstrução do pensado para pensar o que ainda não foi e, principalmente, repensar o que já foi pensado na busca de novos caminhos formativos.
Educação ambiental e a “comvivência pedagógica” é um livro que celebra um dos valores e feitos mais importantes na trajetória de nossos ancestrais: o ato de conviver e produzir convivência, conforme define o professor Celso Sánchez, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, no Posfácio da obra. Sua leitura certamente proporcionará a compreensão da “dimensão profundamente formativa, pedagógica, instrutiva do afeto e da convivência, da troca, da coparticipação, da partilha, do abraço”, finaliza Sánchez.
Sobre o organizador:
Mauro Guimarães é educador ambiental, professor-pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ), líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade (Gepeads/UFRRJ). Tem graduação em Geografia (UFRJ/1986), especialização em Ciências Ambientais (UFRRJ/1990), mestrado em Educação (UFF/1996), doutorado em Ciências Sociais (UFRRJ/2003) e pós-doutorado em Educação pela Universidade (UFMT/2015 e Universidade de Santiago de Compostela – USC/2020). Desde 1992, publica na área de educação ambiental. Dentre seus livros, destaca-se A dimensão ambiental na educação (Papirus, 1995).