Novo livro de Ilan Brenman e Clóvis de Barros Filho traz a história do gato Epaminondas, que tinha uma atração incontrolável pelo saber
Com uma narrativa envolvente e personagens cativantes, unindo literatura e filosofia, a Papirus apresenta seu mais novo lançamento — Epaminondas Badaró IV na floresta dos filósofos (7 Mares, 96 pp., R$ 74,90), escrito por Ilan Brenman e Clóvis de Barros Filho.
Inspirado na história de Buda, o livro tem como objetivo instruir sobre o mundo da filosofia de forma lúdica e de fácil compreensão. Para isso, traz ao jovem leitor o gato Epaminondas Badaró IV, um príncipe que decide abandonar o conforto de seu palácio em busca de respostas. Na floresta dos filósofos, ideias centrais de pensadores como Sócrates, Aristóteles e Platão são explicadas.
Com ilustrações de Juka — que dá cores e movimentos diversos aos personagens —, a obra procura ajudar o leitor a relacionar o pensamento dos filósofos com as ideias de nosso tempo, contribuindo para o aprender a “pensar melhor”.
Esse é um daqueles livros completamente fascinantes, de que todos sentem saudades depois determinar sua leitura. Não é uma história real, mas a ficção pode ajudar a olhar para questões e problemáticas globais, como o fim das florestas e o jeito como nos governam, sem perder de vista o indivíduo, sua história, seus desejos pessoais e questionamentos.
Certamente todos nós temos um pouco do gato protagonista, que dá nome ao título do livro. Somos aprendizes de pensadores em busca de algumas respostas. Em Epaminondas Badaró IV na floresta dos filósofos, o jovem leitor vai poder desfrutar do prazer de se envolver com os personagens e suas histórias, com outras culturas e com a trama criada por Ilan Brenman e Clóvis de Barros Filho.