7 mares

Escureceu, apareceu!

Lalau e Laurabeatriz lançam livro sobre bichos que gostam da noite

Todos nós sabemos que o Brasil é o país com a maior biodiversidade do mundo. Possuímos uma fauna riquíssima, com milhares de espécies distribuídas por todo o território nacional. Vamos conhecer algumas delas? Em Escureceu, apareceu! Bichos que gostam da noite (Papirus, 32 pp.), Lalau e Laurabeatriz unem poesia e ilustração e nos convidam a conhecer alguns animais de hábitos noturnos que são muito importantes para o equilíbrio da natureza e que merecem nossa atenção e proteção. 

Várias espécies da fauna brasileira possuem uma vida mais ativa durante a noite. Dormem de dia em suas tocas ou ninhos e, quando escurece, aparecem para buscar alimento, reproduzir-se, deslocar-se por seus ambientes ou, até mesmo, escapar dos predadores de hábitos diurnos. A escuridão é uma grande aliada desses bichos. 

Corujinha-orelhuda, jacaré-anão, macaco-da-noite, mariposa-imperador, porco-espinho são algumas das espécies ilustradas e relacionadas na obra, com suas características e hábitos. O objetivo dos autores é despertar o interesse nas crianças sobre nossos animais e, com isso, a vontade de ajudar na preservação da natureza. 

Lalau e Laurabeatriz são amigos de longa data. A parceria literária começou em 1994 e já conta com mais de 50 livros publicados para crianças. A fauna e a flora brasileiras estão entre seus temas preferidos. Pesquisaram tanto sobre o assunto que, atualmente, são a dupla de autores de literatura infantojuvenil que mais conhece sobre nossa biodiversidade.

Escureceu, apareceu! Bichos que gostam da noite é voltado para crianças mas, certamente, contribuirá para o trabalho docente no desenvolvimento da consciência ambiental dos pequenos. Falar desde cedo de assuntos como fauna e flora brasileiras, preservação da natureza, biomas nacionais, extinção de espécies, entre outros, é fundamental para que as próximas gerações sejam mais responsáveis e conscientes!

SOBRE OS AUTORES: 

Poesias de:

Lázaro Simões Neto, mais conhecido como Lalau, é paulista e poeta, trabalhou como redator em agências de propaganda, escreveu contos e crônicas, publicados em alguns jornais e revistas, foi roteirista de teatro amador, entre outras atividades sempre ligadas à palavra.

Ilustrações de:Laura Beatriz de Oliveira Leite de Almeida (Laurabeatriz) é carioca e artista plástica, participou de várias exposições com pinturas, desenhos e xilogravuras, colabora com revistas, fez crítica de cinema e também trabalhou em publicidade.

Desenvolvido por Interteia Comunicação