7 mares

Estamos todos conectados

O advento da comunicação digital é uma das revoluções mais importantes da nossa época. E não se limita apenas a distribuir informação, há também uma interação que permite o diálogo entre dispositivos de conexão, banco de dados, pessoas e tudo o que existe. É um marco na história da comunicação. Conectando-se a esse diálogo sobre a questão das redes, a Papirus 7 Mares lança o livro A vida em rede, de Ronaldo Lemos e Massimo di Felice.

Em constante movimento, pequenas mudanças povoam nosso cotidiano diariamente. “Pela primeira vez, altera-se a forma de transmissão das informações”, pontua Di Felice. “Do teatro até a TV, temos tecnologias diferentes de distribuição de informação, mas todas baseadas em um modelo unidirecional: de um emissor para um receptor”, continua ele. E Lemos observa ainda que “o processo de criação cultural se descentralizou em todas as áreas. Essas culturas estão emergindo pela internet”.

O mesmo acontece no contexto das redes. Agora, são diversos atores que passam a produzir conteúdos, distribuí-los e, ao mesmo tempo, ter acesso a todos eles. Segundo Di Felice, “estamos em um momento em que tudo se acelerou e é nesse contexto que temos de pensar os problemas futuros”. Nada vai ser como antes! “E cada vez mais a nossa vida vai acontecer em um ambiente digital”, lembra Lemos. “Então, o que pode evitar a possibilidade de uma vigilância perfeita é um sistema jurídico muito robusto que impeça essa linha de ser cruzada”, arremata ele. Certamente a democracia nunca mais será como antes, nem a comunicação, nem a educação, nem quase nada do jeito de viver de indivíduos e sociedade.

Como parte dessa discussão, os autores abordam no livro temas como: economia de mercado, redes informativas, tecnologia e novas formas de comunicação, participação, educação e conhecimento, valor, dinheiro e influência nas redes, entre outros.

Enfim, desafios estimulantes estão surgindo a cada momento. E o que esperar disso tudo?  Mais do que nunca, somos agentes do presente e do futuro. Então, participe você também desse debate e manifeste sua opinião!

Desenvolvido por Interteia Comunicação