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Ética na educação infantil

Coletânea traz contribuições teórico-práticas a profissionais que trabalham com crianças e a pesquisadores que estudam a infância e a educação

Num momento em que a ética tem sido muito questionada, ter um livro que se ocupe desse tema na pesquisa e nas práticas com crianças configura-se em importante material a todos que se interessam não apenas por uma educação infantil de qualidade, mas por um país em que a ética seja o fio condutor de ações desenvolvidas em qualquer esfera. É por essa razão que a Papirus Editora lança Ética: Pesquisa e práticas com crianças na educação infantil (256 pp.) coletânea organizada pelas professoras Sonia Kramer, Alexandra Pena, Maria Leonor P.B. Toledo e Silvia Néli Falcão Barbosa, referências nessa área.

A obra permite ao leitor acesso aos resultados de dissertações e teses realizadas no âmbito do grupo de pesquisa Infância, Formação e Cultura (Infoc), em atuação desde 1993 na PUC-Rio, e está organizada em três eixos: as práticas; as crianças; a pesquisa e a formação. Esses eixos abordam a educação infantil em suas diferentes dimensões, tendo a ética como tema central: espaços, relações entre crianças e adultos, práticas pedagógicas, formação de professores, currículo, avaliação.

O direito à educação infantil é garantido por lei desde a Constituição de 1988. Mas como as crianças pequenas têm sido atendidas nas creches e pré-escolas? Que práticas têm sido desenvolvidas com elas nesses espaços? O livro é um convite não só à reflexão sobre os direitos das crianças a uma educação de qualidade, mas principalmente ao exercício de escuta e observação, mostrando que é necessário ao pesquisador assumir a responsabilidade ética nos estudos em que elas são sujeitos.

“Ouvir e ver as crianças, durante o processo da pesquisa, pressupõe cuidados éticos, posição que expressa o compromisso político e científico de ecoar a voz das crianças, sua fala, sua cultura, sua linguagem, seu pensamento, suas crenças e seus valores”, explica Sonia Kramer. Isso ajuda a superar a invisibilidade em que as crianças muitas vezes são colocadas nas práticas cotidianas dentro das instituições de educação infantil.

Ética: Pesquisa e práticas com crianças na educação infantil é destinado a professores, pesquisadores e demais profissionais envolvidos e preocupados com a educação infantil, reforçando a ideia de que ela deve ser para todas as crianças e também para cada uma em particular. Caro leitor, participe você também desse movimento!

Sobre as organizadoras:

Sonia Kramer – é doutora em Educação pela PUC-Rio, onde atua como professora do Departamento de Educação e coordena o curso de especialização em Educação Infantil, o grupo Infoc e o grupo Viver com Yiddish.

Alexandra Pena – é graduada em Psicologia, especialista em Educação Infantil, com pós-doutorado em Educação pela PUC-Rio, onde atua como professora do Departamento de Educação e pesquisadora do grupo Infoc desde 2011.

Maria Leonor P.B. Toledo – é graduada em Psicologia, especialista em Educação Infantil e doutora em Educação pela PUC-Rio, onde atua como professora do Departamento de Educação e pesquisadora do Infoc.

Silvia Néli Falcão Barbosa – é especialista em Educação Infantil, mestre e doutora em Educação pela PUC-Rio, onde atua como professora do curso de especialização em Educação Infantil e do curso de extensão “A creche e o trabalho cotidiano com crianças de 0 a 3 anos”, além de ser pesquisadora do grupo Infoc.

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