7 mares

Guaxinim lança antologia de contos clássicos

Textos foram selecionados e traduzidos por Heloisa Prieto e Victor Scatolin

A surpresa narrativa é uma das melhores formas de capturar o olhar de quem a lê. Tornar objetos os protagonistas da ação desafia as regras da narrativa convencional. No livro Sobre as coisas: Antologia de contos clássicos (Guaxinim, 80 pp.), os textos que foram selecionados e traduzidos pela premiada autora brasileira Heloisa Prieto, em parceria com Victor Scatolin, têm como objetivo destacar a importância das “coisas” e pensar o papel que elas desempenham em nossa vida. 

Com ilustrações de Renata Borges Soares, a antologia traz contos do americano O. Henry, do russo Alexander Pushkin, do francês Théophile Gautier, do mexicano Ignácio Altamirano e do português Fernando Pessoa. São cinco histórias baseadas em objetos, entendidos como coisas, e permeadas de descrições que certamente vão invadir a mente do leitor: presentes trocados por um pobre casal num Natal, cartas de baralho, um bule de café, três flores e uma carta roubada. 

A seleção optou por escolher o gênero contos como forma de destacar a importância das “coisas” em narrativas de autores clássicos. O objeto supérfluo, o misterioso, o imprescindível, o insondável surge simbolizando diversas facetas da natureza humana. Mas, quando entra em jogo o verdadeiro afeto, haverá necessidade de “coisas”?

Sobre as coisas: Antologia de contos clássicos aborda dilemas fundamentais da nossa existência, que são desvendados nas histórias reunidas na obra, em um cenário de encanto e suspense. Para ler numa sentada só!

————————————————-

Sobre os responsáveis pela seleção e tradução dos textos:

Heloisa Prieto é escritora, com mais de 70 obras de literatura infantojuvenil publicadas. Com mestrado em Semiótica (PUC-SP) e doutorado em Teoria Literária (USP), é também tradutora premiada e coordenadora de coleções. Diversos títulos seus foram adaptados para teatro e cinema, como 1001 fantasmas (Cia. O Grito), Esconderijo (Cia. do Parafuso) e a série Mano, que serviu de inspiração para peça de mesmo nome, dirigida por Naum Alves de Souza, e para o filme As melhores coisas do mundo, com direção de Laís Bodanzky. Detentora de vários prêmios literários (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, União Brasileira de Escritores, Câmara Brasileira do Livro), ex-professora da Escola da Vila, em São Paulo, ministra oficinas de criação literária em várias instituições, como Sesc, Sesi e CBL.

Victor Scatolin, aka Walter Vetor, é poeta, professor, performer, tradutor e mestrando na Escola de Comunicações e Artes (USP). Coautor do livro A vitória de Mairarê (Bamboozinho, 2015), já traduziu poetas como Ezra Pound, E.E. Cummings, James Joyce, Chiyo-Ni, Velimir Khlébnikov, Friedrich Hölderlin, entre outros. Com Heloisa Prieto, desenvolveu traduções e adaptações de autores como Júlio Verne, Walter Scott e W.H. Hodgson. Foi professor de ensino médio e, desde 2011, ministra oficinas de criação literária em diferentes instituições, como Sesc, Sesi e SP Leituras.

Sobre a ilustradora: 

Renata Borges Soares é ilustradora, com foco no público infantojuvenil. Colabora desde os anos 1990 com veículos como Folha de S.Paulo, Nova Escola, Uma, Vida Natural, entre outros. Foi editora de arte das revistas Nova Escola e Gestão Escolar, da Fundação Victor Civita. Teve livros ilustrados para público infantil publicados pelas editoras Paulus e Publifolha. Ilustra e edita livros paradidáticos para o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Bahia). Fez design de jogos de tabuleiro destinados para educação infantil para o Bank of America Merrill Lynch. 

Sobre a Editora Guaxinim:

Criada em 2020 com foco na literatura infantojuvenil, a Guaxinim tem por objetivo levar a já conhecida qualidade dos livros da Papirus para os pequenos e jovens leitores.​

Desenvolvido por Interteia Comunicação