Leitor é desafiado a encontrar o que está escondido
Quem de nós não tem um poema guardado na memória desde os tempos de criança? A poesia contribui para a formação do imaginário infantil, além de proporcionar aos pequenos o poder de brincar com as palavras e desenvolver sua criatividade. Em seu novo livro, Onde é que está? (Guaxinim, 32 pp.), João Proteti faz poesia com palavras e imagens e brinca com os leitores, que devem achar o que está escondido nas páginas: um passarinho que voa ao contrário do bando, uma vaidosa peixinha com um colar no meio do cardume, um periquito no centro da cidade, entre outros divertidos desafios.
“Aqui, neste livro,
você deve achar
o que está escondido.
Por exemplo:
um lápis de cor que deu flor
só porque escreveu
este aviso.”
Onde é que está? possui belíssimas e delicadas ilustrações, feitas pelo próprio autor, que dão vida a cada poesia, a cada verso e rima, e asas à imaginação da criança que passa por suas páginas. O livro deve encantar também pais, educadores, contadores de histórias e apreciadores de literatura infantil.
“Um grilo que cricrila,
uma onça que cochila.
Uma sombrinha quase joaninha,
uma borboleta quase violeta.
Se você não achar,
pode ser que o lápis de cor
não dê flor.
Vamos ler e procurar?”
Sobre o autor:
João Proteti nasceu em Andradina (SP), em agosto de 1952, e atualmente reside em Campinas (SP). Faz poesia com palavras e com imagens. É autor de vários livros de poesia infantil e infantojuvenil. Uma dessas obras foi selecionada pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), para compor o Catálogo da Feira de Bolonha de 2010, referente à literatura infantil e juvenil brasileira. Participa regularmente de exposições de artes visuais.