Autoras sugerem práticas para serem adotadas dentro e fora da sala de aula, com base em informações nutricionais e discussões pedagógicas interdisciplinares
Qual a base de nossa alimentação? Gostamos de legumes e suco de frutas ou preferimos fast-food e refrigerante? Nossas escolhas influenciam, e muito, nossa saúde. Obra da educadora Karen Currie e da nutricionista Sheila Currie de Carvalho, Nutrição: Interdisciplinaridade na prática (Papirus, 352 pp., R$ 86,90) sugere propostas de trabalho voltadas a todas as disciplinas, sobre esse tema tão importante.
Hoje em dia, há muitas informações disponíveis sobre alimentos e dietas. Mas será que sabemos interpretá-las? As autoras chamam a atenção para o número de problemas de saúde decorrentes de maus hábitos alimentares, que cresce drasticamente na sociedade atual. “Por exemplo: em torno de 80% das doenças do coração e 90% dos casos de diabetes têm uma ligação estreita com hábitos de vida e alimentação. Uma dieta saudável afeta positivamente todos os aspectos da vida – comer bem é fundamental”, apontam Karen e Sheila. “Mas será que a população sabe o que significa ‘comer bem’? Esses dados nos levam a crer que é essencial incluir no currículo de nossas escolas propostas pedagógicas que contribuam para a educação alimentar das futuras gerações”, alertam.
O livro tem como objetivo principal pensar uma pedagogia interdisciplinar tomando como tema gerador a nutrição. “Não pretendemos oferecer receitas prontas, mas, de vez em quando, ilustraremos nossas propostas de trabalho com relatos de experiências pedagógicas já realizadas”, explicam as autoras.
Nutrição: Interdisciplinaridade na prática valoriza o diálogo entre as autoras e o leitor, a forte relação entre teoria e prática, além de colocar o aluno como protagonista ativo, que participa de situações comunicativas concretas nas quais sua contribuição é respeitada. É possível também encontrar na obra muitas sugestões de práticas para serem adotadas dentro e fora da sala de aula, com base em informações nutricionais e discussões pedagógicas explicitamente interdisciplinares. Lembrando que a motivação é importante fator de sucesso no processo de ensino e aprendizagem.
A obra é voltada principalmente a professores da educação fundamental, mas atende também a educadores que atuam em outros níveis de ensino. Após a leitura, é possível colocar a teoria em prática e garantir uma aprendizagem interdisciplinar que faça sentido para os alunos. Então, professor, mãos à obra!
Sobre as autoras:
Karen L. Currie nasceu na Escócia em 1953 e mudou-se para o Brasil em 1979. É mestre e doutora em Linguística pela Universidade de Edimburgo, na Escócia. Atua como professora-adjunta no Departamento de Línguas e Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) desde 2002. Trabalhou em vários projetos de formação em serviço com professoras alfabetizadoras entre 1986-1995. Nesse período, escreveu dois livros: Alfabetização: Um processo de aprendizagem permanente (Kuarup, 1991) e Ensinando o pensar na alfabetização (Kuarup, 1998). Foi responsável por 73 escolas públicas como chefe do subnúcleo de Educação de Domingos Martins, ES (1995-1997). Escreveu Meio ambiente: Interdisciplinaridade na prática (Papirus, 1998), enquanto aplicava as propostas desse livro em todo o município. Começou o Grupo de Estudos MI (Múltiplas Inteligências) com alunos de graduação da Ufes no início de 2004, com o objetivo de investigar conexões entre a Teoria MI e a diversidade em sala de aula. É organizadora e coautora do livro Música e ensino de línguas: Explorando a teoria das múltiplas inteligências (Edufes, 2014), resultado dos estudos do Grupo MI.
Sheila Elizabeth Currie de Carvalho nasceu na Escócia em 1982 e veio para o Brasil com 6 semanas de vida. Educada no lar até completar 12 anos, cursou a 5ª e a 6ª série em escola pública e, depois, optou por completar o ensino fundamental numa Escola Família Agrícola. Aos 16 anos, fez o curso técnico em Recursos Ambientais e Práticas Rurais do Colégio Barony, na Escócia. Como parte desse curso, realizou estágio em Recursos Ambientais na Dinamarca. Após a obtenção do bacharelado em Nutrição pela Faculdade Salesiana de Vitória, ES, em 2008, montou um consultório nutricional em Jacaraípe, Serra, ES. Eventualmente, realiza palestras relacionadas à nutrição como, por exemplo, “Faça de seu alimento seu medicamento” e “Vamos melhorar nossa alimentação”, oferecidas para pacientes em recuperação de câncer. Sua preocupação maior é com a crescente popularização de hábitos alimentares ligados ao consumo de fast-food. Acredita com firmeza na necessidade urgente de promover uma educação alimentar mais saudável no intuito de garantir uma população cada vez mais sadia no futuro.