7 mares

Para repensar a vida

Papirus lança box de livros com quatro dos maiores pensadores contemporâneos brasileiros: Clóvis de Barros, Cortella, Karnal e Monja Coen

Quatro livros. Quatro vozes. Quatro oportunidades de reflexão sobre a vida, com todas as suas alegrias e tristezas. Quatro ideias para viver em tempos de incertezas. Quatro x quatro: Reflexões para bem pensar, bem sentir, bem agir e bem viver (7 Mares, 608 pp.), de Clóvis de Barros Filho, Leandro Karnal, Mario Sergio Cortella e Monja Coen, reúne grandes sucessos desses autores na coleção Papirus Debates e retoma questionamentos importantes para o momento atual. 

Felicidade ou morte, de Clóvis de Barros Filho e Leandro Karnal – O que define uma vida feliz? Poderia a felicidade denunciar certo contentamento com o infortúnio alheio? Sem a felicidade o que nos resta?

O inferno somos nós: Do ódio à cultura de paz, de Leandro Karnal e Monja Coen – Como fazer com que as relações humanas sejam permeadas pelo diálogo e pela tolerância, diante da diversidade de pessoas, de opiniões e de culturas? Como sair de um cenário de violência e construir uma sociedade menos agressiva e mais acolhedora?

Nem anjos nem demônios: A humana escolha entre virtudes e vícios, de Mario Sergio Cortella e Monja Coen – De que adianta ser bom num mundo tão corrupto e injusto? Como somos quando ninguém está nos vendo? Como podemos transformar vícios em virtudes?

Viver, a que se destina?, de Mario Sergio Cortella e Leandro Karnal – Afinal, existe destino? Ou somos livres para definir nossa trajetória? O que torna a existência mais significativa? Qual o sentido da vida?

Essa edição especial e limitada traz ainda um bônus para o leitor: um livreto exclusivo com textos inéditos dos autores, que apontam caminhos diante dos novos desafios que a realidade tem nos colocado. Nele, há também uma seleção de pensamentos extraídos dessas quatro obras tão necessárias, para repensar a própria vida e fazê-la valer a pena. Uma ótima opção de presente!

—————————————————-

Pensamentos de Clóvis de Barros Filho, Leandro Karnal, 

Mario Sergio Cortella e Monja Coen…

“Temos a impressão de que, na vida de carne e osso, a felicidade representa um grande desencontro e, portanto, ela é sempre cogitada como indicativa de um tipo de existência que não é, que nunca é, mas que gostaríamos que fosse.” Clóvis de Barros Filho

“Preferimos sobreviver a ser livres. E preferimos sobreviver e ser livres a uma terceira coisa. Essas categorias, portanto, estão ligadas ao medo. Nós somos pessoas assustadas. E pessoas assustadas obedecem com facilidade.” Leandro Karnal

“Uma frase antiga sem autoria diz que não vamos conseguir

controlar a direção dos ventos, mas podemos reorientar as velas.

Acho que, de fato, não controlamos a direção dos ventos. Isso

está fora da nossa possibilidade. Mas podemos reorientar as

nossas velas.” Mario Sergio Cortella

“O mundo é transformação, não há nada fixo nem nada

permanente. E nós somos a transformação deste mundo.

Como fazemos isso? A nossa presença, a nossa fala, o nosso

pensamento, os nossos gestos são movimentos que mexem

com a trama da existência. A existência é comparada a feixes

luminosos onde em cada intersecção há uma joia emitindo

raios em todas as direções. Nós somos a vida dessa joia. O

que fazemos, falamos e pensamos mexe em toda essa trama.

Podemos fazê-lo de maneira prejudicial ou de maneira benéfica.

A escolha é nossa.” Monja Coen

—————————————————-

Sobre os autores:

Clóvis de Barros Filho é graduado em Direito e Filosofia pela USP e em Jornalismo pela Cásper Líbero, com mestrado em Science Politique pela Université de Paris 3 – Sorbonne-Nouvelle e doutorado em Ciências da Comunicação pela USP. Obteve a livre-docência pela Escola de Comunicações e Artes da USP, onde por muitos anos foi professor. Palestrante e consultor pelo Espaço Ética, é ainda autor de vários livros sobre filosofia moral.

Leandro Karnal é graduado em História pela Unisinos e doutor em História Social pela USP, com pós-doutorados pela Unam, México, e pelo CNRS de Paris. Sua formação cruza história cultural, antropologia e filosofia. Foi professor da Unicamp por mais de 20 anos e hoje percorre o Brasil com suas palestras. É autor de várias obras.

Mario Sergio Cortella é filósofo, escritor e palestrante, com mestrado e doutorado em Educação pela PUC-SP, onde atuou como professor por 35 anos (1977-2012). Foi secretário municipal de Educação de São Paulo (1991-1992), tendo antes sido assessor especial e chefe de gabinete do Prof. Paulo Freire. É autor de diversos livros nas áreas de educação, filosofia, teologia, motivação e carreira.

Monja Coen, como é conhecida Claudia Dias Batista de Souza, foi jornalista profissional em sua juventude e hoje atua como missionária oficial da tradição Soto Shu. Primaz fundadora da Comunidade Zen-budista do Brasil, segue os ensinamentos de Buda e participa de encontros educacionais, culturais e inter-religiosos, com o objetivo de difundir princípios em prol da preservação do meio ambiente, dos direitos humanos e da criação de uma cultura de não violência e paz. Tem vários livros publicados.

Desenvolvido por Interteia Comunicação