Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Avaliação das aprendizagens, para as aprendizagens e como aprendizagem: Obra pedagógica do gestor
Embora a avaliação das aprendizagens dos estudantes, realizada pelo professor em sala de aula, seja a mais conhecida, ela não é a única. O campo da avaliação comporta outros níveis – avaliação em larga escala e avaliação do trabalho escolar -, aos quais os resultados da avaliação das aprendizagens precisam ser articulados. A avaliação que a escola faz do trabalho que realiza assume singular importância nesse processo, sendo o gestor o seu principal coordenador.
Compreender a avaliação nessa perspectiva pode ser decisivo para que todos os envolvidos no processo de escolarização se corresponsabilizem pela qualidade do trabalho desenvolvido e, por associação, pelo desempenho dos estudantes. Cabe ao gestor conduzi-la como aliada do trabalho pedagógico, possibilitando ao coletivo estabelecer a necessária parceria entre avaliação e conquista permanente de aprendizagens pelos estudantes e por toda a escola.
Esta obra apresenta, de diferentes enfoques, reflexões que podem contribuir para que o trabalho do gestor caminhe nessa direção, ou seja, guiado pelo compromisso de formar integralmente os sujeitos, promovendo sua autonomia e emancipação. Trata-se da avaliação formativa posta a serviço da inclusão.
R$ 38,00
Ficha técnica
Sinopse
Embora a avaliação das aprendizagens dos estudantes, realizada pelo professor em sala de aula, seja a mais conhecida, ela não é a única. O campo da avaliação comporta outros níveis – avaliação em larga escala e avaliação do trabalho escolar -, aos quais os resultados da avaliação das aprendizagens precisam ser articulados. A avaliação que a escola faz do trabalho que realiza assume singular importância nesse processo, sendo o gestor o seu principal coordenador.
Compreender a avaliação nessa perspectiva pode ser decisivo para que todos os envolvidos no processo de escolarização se corresponsabilizem pela qualidade do trabalho desenvolvido e, por associação, pelo desempenho dos estudantes. Cabe ao gestor conduzi-la como aliada do trabalho pedagógico, possibilitando ao coletivo estabelecer a necessária parceria entre avaliação e conquista permanente de aprendizagens pelos estudantes e por toda a escola.
Esta obra apresenta, de diferentes enfoques, reflexões que podem contribuir para que o trabalho do gestor caminhe nessa direção, ou seja, guiado pelo compromisso de formar integralmente os sujeitos, promovendo sua autonomia e emancipação. Trata-se da avaliação formativa posta a serviço da inclusão.
Quem viu este livro, também comprou
Professores iniciantes e processos de indução: Caminhos para um desenvolvimento profissional qualificado
R$ 78,90
Transtorno do espectro autista: Pesquisas na saúde e na educação
R$ 74,90
Educação superior: Tramas e trilhas para o desenvolvimento profissional docente e institucional
R$ 74,90
Formação, educação e arte: Tessituras em pesquisa e prática docente
R$ 89,90