Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Currículo, cultura e educação matemática: Uma aproximação possível?
Apesar de termos hoje um número significativo de pesquisas sobre currículo no Brasil, boa parte ainda não está incorporada às…
Ficha técnica
Sinopse
Apesar de termos hoje um número significativo de pesquisas sobre currículo no Brasil, boa parte ainda não está incorporada às discussões envolvendo a matemática escolar. Esse livro busca preencher essa lacuna ao aproximar, confrontar e articular ideias desses dois campos afins, para analisar o papel das disciplinas escolares em face das questões da contemporaneidade.
Ao entender a matemática como prática social, cultural e política, o autor defende um ensino mais igualitário, pautado não só nos saberes institucionalizados, mas também naqueles que pertencem ao repertório e à subjetividade de cada aluno. Para isso, constrói uma proposta alicerçada em teorias curriculares e educacionais em consonância com a etnomatemática, que se apoia, sobretudo, no fortalecimento da diversidade; com a educação matemática crítica, que se preocupa com os aspectos políticos da área; com a modelagem matemática, que é peça importante dos debates envolvendo a matemática escolar e as relações de poder; e com a enculturação matemática, que apresenta uma proposta de currículo centrada na dimensão cultural.
Quem viu este livro, também comprou
Professores iniciantes e processos de indução: Caminhos para um desenvolvimento profissional qualificado
R$ 78,90
Transtorno do espectro autista: Pesquisas na saúde e na educação
R$ 74,90
Educação superior: Tramas e trilhas para o desenvolvimento profissional docente e institucional
R$ 74,90
Formação, educação e arte: Tessituras em pesquisa e prática docente
R$ 89,90