Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
O deficiente no discurso da legislação
Esse livro questiona os efeitos de sentido no discurso produzido pela legislação educacional a respeito do sujeito deficiente. Para tanto,…
Ficha técnica
Sinopse
Esse livro questiona os efeitos de sentido no discurso produzido pela legislação educacional a respeito do sujeito deficiente. Para tanto, o autor utiliza a análise de discurso, que investiga aspectos linguísticos e ideológicos no processo de produção do sentido e de constituição do sujeito.
A obra revela que, no discurso da legislação, a incompletude e a falta são tomadas como falha, imperfeição e não como possibilidade, desejo. Embora o processo de tornar-se sujeito implique a ideia de um possível, como mostra o autor, a legislação não deixa espaço à indeterminação necessária para a subjetividade.
As diferentes formas de designar o deficiente, na perspectiva discursiva, ultrapassam a retórica ingênua e podem revelar que, para além dos fatores biológicos, são os processos ideológicos, sociais e econômicos que constituem e atualizam os sentidos e o próprio sujeito. – Papirus Editora
Quem viu este livro, também comprou
Professores iniciantes e processos de indução: Caminhos para um desenvolvimento profissional qualificado
R$ 78,90
Transtorno do espectro autista: Pesquisas na saúde e na educação
R$ 74,90
Educação superior: Tramas e trilhas para o desenvolvimento profissional docente e institucional
R$ 74,90
Formação, educação e arte: Tessituras em pesquisa e prática docente
R$ 89,90