7 mares

Sob o olhar das crianças

Livro aponta caminhos para a construção de uma educação infantil de qualidade, respeitando os direitos das crianças e suas possibilidades de criação

O que dizem as crianças sobre os espaços da creche? Como elas se deslocam ali e como se expressam sobre eles? Como elas os apresentam? O que mostram e o que deixam de mostrar? Para onde estão direcionados seus olhares? O que é relevante para elas sobre esses espaços onde vivem sua infância? A fim de responder a essas indagações, a Papirus lança Sob o olhar das crianças: Espaços e práticas na educação infantil (160 pp.), de Liana Garcia Castro, obra de grande importância para os estudos da infância, das práticas escolares, da ação cultural e das interações entre as crianças e delas com os adultos.

O livro traz relatos de uma pesquisa feita com crianças de uma instituição de educação infantil convidadas a brincar de fotografar os espaços por elas ali ocupados. Com uma abordagem inovadora, apresenta o que as crianças falam sobre esses lugares e o que fazem neles.

Organizada em três partes, a obra se constrói num jogo de olhares: ora o olhar da autora, ora o olhar das crianças, ora o olhar da autora e das crianças em diálogo. A primeira parte foca os direitos das crianças através do olhar de Liana. A segunda apresenta as lentes teórico-metodológicas através das quais é lançado o olhar para o campo empírico. O olhar das crianças e com as crianças é descrito e analisado na terceira parte através das fotografias produzidas por elas. Por fim, com base no que dizem as crianças, são apresentadas as conclusões mais relevantes do trabalho, no intuito de apontar caminhos que levem à qualidade de espaços, práticas e interações na educação infantil.

O livro revela cenas que mostram como a voz, a criatividade e a iniciativa das crianças podem ser silenciadas logo no início da vida escolar. Entre outras situações relatadas pela autora, ela observou que as crianças não tinham autonomia sequer para pintar um desenho conforme desejavam: “Jéssica pinta uma parte do rosto do saci de vermelho. Carmem, olhando fixamente em seus olhos, em tom agressivo, diz: ‘Você está pintando o rosto dele de vermelho? Eu não falei que é marrom?!’”.

Além disso, espaços que deveriam ser das crianças não pertenciam, de fato, a elas. Na instituição pesquisada, e que reflete a realidade de muitas outras escolas espalhadas pelo país, livros e brinquedos, além de poucos, na maioria das vezes não estavam ao alcance das crianças, ficando no alto de estantes. Nos banheiros, para que elas alcançassem a pia, era necessário subir numa cadeira. Fotografar trouxe todos esses problemas à tona e proporcionou às crianças experiências de conquista.

“Esse estudo foi desenvolvido com o compromisso de valorizar a participação infantil”, explica a autora, “tendo em vista o direito das crianças de expressar suas opiniões e intervir em decisões que tenham algum impacto sobre elas”. O grande desafio que a obra espera cumprir é “garantir espaço de fala para as crianças, minoria que nem sempre, mesmo com todo o avanço legal, tem seus desejos e visões contemplados pelos adultos”. Como Liana ressalta, “as crianças têm muito a dizer!”.

Sob o olhar das crianças: Espaços e práticas na educação infantil é destinado a professores e a profissionais que trabalham com crianças em creches, pré-escolas, escolas, que atuam e desenvolvem projetos em centros culturais, museus, praças, parques, a quem formula políticas para a infância ou se dedica à pesquisa na área da infância, da educação, da arquitetura e da saúde. Mas também deve interessar a pais, mães e a todos que se preocupam com a qualidade dos espaços e dos objetos que estão ao alcance das nossas crianças.

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Sobre a autora:

Liana Garcia Castro é pedagoga formada pela Uerj, especialista em Educação Infantil, mestre e doutoranda em Educação pela PUC-Rio, onde também integra o grupo de pesquisa Infância, Formação e Cultura (Infoc). É orientadora pedagógica na rede municipal de Duque de Caxias/RJ e atua em cursos de formação de professores com ênfase nos seguintes temas: educação infantil, infância, espaço, leitura e escrita.

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