Qual é a relação entre cinema e espectador? Essa é a questão central do livro Teoria do cinema: Uma introdução através dos sentidos (272 pp.), de Thomas Elsaesser e Malte Hagener, lançado pela Papirus Editora. Segundo os autores, todo tipo de cinema (e toda teoria do cinema) primeiro imagina um espectador ideal e, então, mapeia determinadas interações dinâmicas entre a tela e a mente, o corpo e os sentidos do espectador.
Usando sete configurações distintas de espectador e tela, que passam progressivamente de relações “exteriores” para relações “interiores”, Elsaesser e Hagener rememoram os estágios mais importantes da teoria do cinema, desde os primórdios até o presente – das teorias neorrealista e modernista às teorias psicanalítica, do “dispositivo”, fenomenológica e cognitiva, incluindo interseções recentes com a filosofia e a neurologia.
Cada capítulo traz exemplos fílmicos específicos, que oferecem material para reflexão e uma oportunidade para redescobrir obras e teorias, de filmes clássicos a contemporâneos, como os premiados Ela (2013), com direção de Spike Jonze e com Joaquin Phoenix e Scarlett Johansson no elenco, e Gravidade (2012), dirigido por Alfonso Cuarón e protagonizado por Sandra Bullock. O livro inclui ainda um capítulo que situa a teoria do cinema em plena era digital.
Os autores esperam que “os leitores se sintam inspirados a aplicar sua própria cultura fílmica, sua experiência cinematográfica e seus vídeo-ensaios nesse conhecimento teórico, não no sentido de ‘aplicar’ um ao outro, mas, sim, como um ato de inferência ou mesmo de interferência: uma meditação sobre as maneiras como o cinema se apoia na teoria e a teoria se apoia no cinema”.
Livro esclarecedor e envolvente, é destinado a professores e alunos da área de cinema, cinéfilos e a todos os interessados nessa temática.