Murilo Matias
Colaboração para o UOL
26/03/2022 04h00
Nos últimos anos a filosofia deixou de ser restrita ao ambiente acadêmico ou a grupos de intelectuais e passou a ser tema de discussão em diversos públicos e nas redes sociais. A presença de filósofos em programas de televisão, rádio e na internet apresentando ou debatendo assuntos variados em linguagem popular alavancou a difusão do conhecimento da matéria.
Para muito além de nomes ou teorias europeias, novas abordagens e perspectivas de pensamento transcendem nesse cenário com os ensinamentos de filósofos como Mario Sergio Cortella, Leandro Karnal, Djamila Ribeiro e outros.
A partilha da sabedoria de outros campos e origens africana e dos povos indígenas, por exemplo, despertaram um universo com muito ainda a se descobrir. Descolonizando currículos e mentes as reflexões e ações provocadas pela matéria encontram novos caminhos e amplitudes conjugando a estrada da história com a realidade contemporânea.
‘O Inferno somos nós: Do ódio à cultura de paz’ – Leandro Karnal e Monja Coen (editora Papirus 7 Mares)
O livro consiste ao longo de suas mais de cem páginas em um diálogo travado entre os autores discorrendo sobre temas como preconceito, intolerância, incapacidade de comunicação. Buscando senão respostas definitivas mas caminhos para o que chamam de cultura de paz ambos colocam em perspectiva as possibilidades de novas atitudes para reverter o cenário de violência no qual a sociedade está imersa.
Leia mais em: Cortella, Karnal: veja 10 livros de filósofos brasileiros atuais (uol.com.br)