7 mares

Avaliação das aprendizagens, para as aprendizagens e como aprendizagem: Obra pedagógica do professor

A avaliação das aprendizagens, para as aprendizagens e como aprendizagem é praticada em toda a escola e não apenas em…

Ler sinopse completa
Autor(es)
Benigna Maria de Freitas Villas Boas (org.) Enílvia Rocha Morato Soares Benigna Maria de Freitas Villas Boas
Edição
N° de páginas
112
ISBN
9786556501208

R$ 61,00

em até ou
Ver parcelas

In stock

OK
Forma de Envio Custo Estimado Entrega Estimada
Outros pontos de venda
Este livro também está à venda em outras lojas. Clique no botão para saber mais.

Ficha técnica

Autor
Benigna Maria de Freitas Villas Boas (org.) Enílvia Rocha Morato Soares Benigna Maria de Freitas Villas Boas
Edição
ISBN
9786556501208
Lançamento
22/03/2022
Ano 1ª Edição
2022
Formato
Livro brochura (paperback)
N° Páginas
112
Peso (g)
265g
Dimensões (PxLxA)
1 × 20,5 × 27,5 cm

Sinopse

A avaliação das aprendizagens, para as aprendizagens e como aprendizagem é praticada em toda a escola e não apenas em sala de aula. Em todos os ambientes e momentos de atividade escolar, estudantes e professores estão expostos a aprendizagens e, consequentemente, a situações de avaliação. O campo da avaliação se alarga, impulsionando a conquista de aprendizagens por todos os que atuam na escola.

O livro discorre sobre as três funções da avaliação: formativa, diagnóstica e somativa, destacando a formativa, pelo fato de desenvolver-se ao longo do trabalho pedagógico. Esse processo exige a presença do feedback, da avaliação informal encorajadora, o envolvimento dos pais/responsáveis, além de recursos avaliativos variados, como o portfólio, a autoavaliação, a avaliação por colegas e outros.

Os três níveis da avaliação também são abordados aqui. Além da avaliação das aprendizagens, desenvolvida em sala de aula, a escola convive com a avaliação institucional e em larga escala. A institucional se reveste de grande importância: para ela, convergem as informações oferecidas pela avaliação das aprendizagens e a avaliação em larga escala, que se efetiva por meio de exames externos. A equipe escolar as reúne, analisa e toma decisões sobre as necessidades de reorganização do trabalho pedagógico, tendo em vista sua melhoria. A lógica formativa norteia todo o processo.

Quem viu este livro, também comprou

Professores iniciantes e processos de indução: Caminhos para um desenvolvimento profissional qualificado

Laurizete Ferragut Passos (org.) Patrícia Albieri de Almeida (org.) Adriana Teixeira Reis (org.)

R$ 78,90

Out of stock

Transtorno do espectro autista: Pesquisas na saúde e na educação

Carlo Schmidt (org.) Cristiane Silvestre de Paula (org.)

R$ 74,90

Out of stock

Educação superior: Tramas e trilhas para o desenvolvimento profissional docente e institucional

Ilma Passos Alencastro Veiga (Org) Claudia C.B. (Org) Sá Carneiro (Org)

R$ 74,90

In stock

Out of stock

Formação, educação e arte: Tessituras em pesquisa e prática docente

Luciana Esmeralda Ostetto Luciana Ostetto (Org.) Marta Maia (Org.) Cristiana Callai (Org.)

R$ 89,90

In stock

Desenvolvido por Interteia Comunicação
arrow-right