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Teoria do cinema: Uma introdução através dos sentidos

Qual é a relação entre cinema e espectador? Essa é a questão fundamental para a teoria do cinema, que Thomas…

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Autor(es)
Edição
N° de páginas
272
ISBN
9788544902875

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Ficha técnica

Autor
Edição
ISBN
9788544902875
Lançamento
04/10/2018
Ano 1ª Edição
2018
Formato
Livro brochura (paperback)
N° Páginas
272
Peso (g)
400g
Dimensões (PxLxA)
1,8 × 23 × 16 cm

Sinopse

Qual é a relação entre cinema e espectador? Essa é a questão fundamental para a teoria do cinema, que Thomas Elsaesser e Malte Hagener colocam no centro deste livro esclarecedor e envolvente. Todo tipo de cinema (e toda teoria do cinema) primeiro imagina um espectador ideal e, então, mapeia determinadas interações dinâmicas entre a tela e a mente, o corpo e os sentidos do espectador. Usando sete configurações distintas de espectador e tela, que passam progressivamente de relações exteriores’ para relações ‘interiores’, os autores rememoram os estágios mais importantes da teoria do cinema, desde os primórdios até o presente das teorias neorrealista e modernista às teorias psicanalítica, do ‘dispositivo’, fenomenológica e cognitiva, incluindo interseções recentes com a filosofia e a neurologia. O livro também discute filmes contemporâneos, como Ela e Gravidade, e traz ainda um capítulo que situa a teoria do cinema em plena era digital. Referência por sua abordagem inovadora, este livro trabalha o horizonte conceitual do audiovisual através da gravidade que os filmes impõem na recepção. Obras-chave foram escolhidas para repercutir uma densa rede conceitual, com raiz nos principais pensadores do cinema nos séculos XX e XXI. Trata-se de reflexão atual que tem a singularidade de trabalhar com filmes recentes e clássicos. Advoga a simultaneidade de formas estilísticas e pensamento, negando qualquer tipo de flecha teleológica evolucionista. Para tal, os autores fazem uma espécie de mapeamento do que seria um corpo fílmico, mostrando sua superfície sensorial e suas faculdades perceptivas, táteis ou sensório-motoras. São elas que constelam, na história, ‘muitos pontos de contato do cinema com os sentidos humanos e o corpo do espectador’. Fernão Pessoa Ramos’

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