7 mares

Teoria do cinema: Uma introdução através dos sentidos

Qual é a relação entre cinema e espectador? Essa é a questão fundamental para a teoria do cinema, que Thomas…

Ler sinopse completa
Autor(es)
N° de páginas
3548
ISBN
9786556500553
em até ou
Ver parcelas
Comprar E-book
Este livro digital está à venda em lojas parceiras. Clique no botão para saber mais.

Ficha técnica

Autor
ISBN
9786556500553
Lançamento
17/12/2020
Ano 1ª Edição
2020
Formato
Ebook
N° Páginas
3548
Peso (g)
Dimensões (PxLxA)

Sinopse

Qual é a relação entre cinema e espectador? Essa é a questão fundamental para a teoria do cinema, que Thomas Elsaesser e Malte Hagener colocam no centro desse livro esclarecedor e envolvente.
Todo tipo de cinema (e toda teoria do cinema) primeiro imagina um espectador ideal e, então, mapeia determinadas interações dinâmicas entre a tela e a mente, o corpo e os sentidos do espectador. Usando sete configurações distintas de espectador e tela, que passam progressivamente de relações “exteriores” para relações “interiores”, os autores rememoram os estágios mais importantes da teoria do cinema, desde os primórdios até o presente – das teorias neorrealista e modernista às teorias psicanalítica, do “dispositivo”, fenomenológica e cognitiva, incluindo interseções recentes com a filosofia e a neurologia.
O livro também discute filmes contemporâneos, como Ela e Gravidade, e traz ainda um capítulo que situa a teoria do cinema em plena era digital.
Referência por sua abordagem inovadora, este livro trabalha o horizonte conceitual do audiovisual através da gravidade que os filmes impõem na recepção. Obras-chave foram escolhidas para repercutir uma densa rede conceitual, com raiz nos principais pensadores do cinema nos séculos XX e XXI. Trata-se de reflexão atual que tem a singularidade de trabalhar com filmes recentes e clássicos. Advoga a simultaneidade de formas estilísticas e pensamento, negando qualquer tipo de flecha teleológica evolucionista. Para tal, os autores fazem uma espécie de mapeamento do que seria um corpo fílmico, mostrando sua superfície sensorial e suas faculdades perceptivas, táteis ou sensório-motoras. São elas que constelam, na história, “muitos pontos de contato do cinema com os sentidos humanos e o corpo do espectador”.
Fernão Pessoa Ramos

Quem viu este livro, também comprou

Cinema negro brasileiro

Noel dos Santos Carvalho

R$ 89,90

Em estoque

OK
Forma de Envio Custo Estimado Entrega Estimada

O ato fotográfico

R$ 104,90

Em estoque

Em estoque

Fora de estoque

Desenvolvido por Interteia Comunicação
arrow-right